quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saúde divulga recomendações para feriado e preocupa com cenário pós Carnaval em Goiás

POR Thais Cabral | 25/02/2022
Saúde divulga recomendações para feriado e preocupa com cenário pós Carnaval em Goiás

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Minas Gerais

F

Foi divulgado uma nota pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), com recomendação para os gestores municipais para esse Carnaval, com intuito de reduzir o aumento de casos de Covid-19 em Goiás, especialmente pela circulação da variante Ômicron, que possui maior potencial de transmissão. Devido ao atual cenário, a exigência é de vacinação e adesão as medidas de biossegurança.

 

 

“O momento é de responsabilidade, por parte dos gestores, na tomada de decisão frente às ações de prevenção e controle nesta fase da pandemia”, diz a nota. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, ainda é preciso ter cautela. “No cenário epidemiológico atual ainda existe um potencial de transmissão considerável, assim a principal recomendação é não realizar eventos sem controle de público”, explica a gestora.

 

 

Flúvia ressalta que devem ser exigidos o comprovante de vacinação completo e o teste negativo para Covid-19, realizado nas últimas 24 horas antes do evento. Ela também alerta que há preocupação de aumento do número de internações e óbitos após o feriado. “Com a transmissão da doença sendo acelerada, a possibilidade de hospitalização aumenta e por isso essas medidas de contenção são fundamentais”, argumenta.

 

 

 

Orientações

 

A nota apontou oito recomendações, no total, onde entre elas estão a realização das festividades apenas em locais amplos, com ventilação natural, ambientes ao ar livre, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção facial (cobrir boca e nariz) durante todo o evento. Quem teve contato com pessoas com teste positivo para Covid-19, que apresentem sintomas da doença ou tenham exame comprovando a doença não devem participar, permanecendo isolado em casa.

 

 

De acordo coma nota, as medidas preventivas devem ser redobradas durante as viagens, sendo mantidas em tempo integral, reforçando o uso de máscara e a higienização das mãos, principalmente nos momentos em que se fizer necessária (tocar inadvertidamente na máscara, em paradas para lanches e após o uso de sanitários).

 

 

O documento lembra ainda que a solicitação do comprovante vacinal não desobriga os locais de uso coletivo a adotarem medidas de uso de máscaras de proteção respiratória e utilização álcool a 70% para higienização adequada das mãos, estando sujeitos à fiscalização dos órgãos competentes.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: