sexta-feira, 19 de abril de 2024

Saneago reestrutura contrato para prestação de serviços de esgotamento sanitário em Rio Verde e outros três municípios

POR Thaynara Morais | 31/05/2022
Saneago reestrutura contrato para prestação de serviços de esgotamento sanitário em Rio Verde e outros três municípios

Wesley Costa

N

Nesta terça-feira (31/05), a Saneago e a empresa BRK assinaram aditivo de contrato para a prestação de serviços de esgotamento sanitário em Rio Verde, Jataí, Aparecida de Goiânia e Trindade. O termo foi assinado pelo governador Ronaldo Caiado, em solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e estabelece a reestruturação contratual.

 

 

 

Os investimentos previstos alcançam R$ 478 milhões para a expansão e operação dos sistemas de esgoto. De acordo com o governo, o aditivo viabiliza a continuidade da parceria, com foco na universalização do sistema de esgotamento sanitário nos quatro municípios, até 2023. “É um momento importante para todos nós goianos. Temos a condição de não só assinar esse aditivo ao contrato de subdelegação com a BRK, corrigindo falhas de origem, como, ao mesmo tempo, definir um cronograma bem claro de investimentos”, afirmou Caiado.

 

 

 

A CEO da BRK, Teresa Vernaglia, usou Rio Verde como exemplo do sucesso da iniciativa, ao citar que o município já está com quase 100% de atendimento de esgoto. “As cidades que fazem parte desse projeto se destacam no Brasil pelo nível de evolução do saneamento”, assinalou.

 

 

 

A adequação  contratual estabelece cláusulas e cronograma de prazos, revisa metas e plano de investimentos e promove reequilíbrio econômico. O resultado deve beneficiar mais de 1 milhão dos municípios em que ocorre a subdelegação para os serviços de esgoto.

 

 

 

“Esse termo aditivo tem como objetivo corrigir problemas de origem: questões de cronograma de execução dos investimentos, questões relacionadas ao reequilíbrio econômico e, com isso, dar as condições de continuar com os investimentos”, afirmou o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.

 

 

 

De acordo com o diretor e presidente da BRK, Sérgio Trentini, destacou a quantidade de recursos aplicados nesta reestruturação. “Esses investimentos já estão em andamento. Temos mais de 1,5 mil funcionários trabalhando nas cidades de Aparecida, Jataí, Trindade e Rio Verde para complementar essas obras”, afirmou.

 

 

 

 

Reestruturação

 

Este é o quarto termo aditivo desde o início da contratação. O contrato tem duração de 30 anos. “Em contrato de longo prazo é normal que haja fatores que desviam um pouco do que foi planejado no início, como projeção populacional e demanda”, pontuou o superintendente de Expansão e Concessão da Saneago, Marcus Vinícius Batista.

 

 

 

Em Rio Verde e Jataí, o atendimento com esgotamento sanitário já atingiu a universalização. Os trabalhos nos dois municípios continuam para acompanhar o crescimento dos municípios. “À medida em que a população vai aumentando, esse serviço vai chegar a toda a comunidade. É um avanço importante”, afirmou o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale. Em Aparecida de Goiânia, a cobertura da rede de esgoto atinge o porcentual de 77% da população e, em Trindade, 58%.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: