sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Saneago nega cobrança irregular de coleta e tratamento de esgoto em Goiânia

POR Jornal Somos | 14/06/2018

e adiciona: "Os moradores que receberem a conta com cobrança indevida podem procurar as unidades do Vapt Vupt para fazer a reclamação"

Após o Ministério Público de Goiás (MP-GO) pedir a suspensão imediata da cobrança por tratamento de esgoto em Goiânia, a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) informou, na tarde desta quarta-feira (13), que não cobra da população quando não há coleta nem tratamento de resíduos. Além disso, negou não atender à legislação referente ao descarte de esgoto.

“Isso é desinformação, o esgoto é tratado e retirado, no mínimo, 50% das impurezas, cumprindo o propósito da ETE [Estação de Tratamento de Esgoto] e dentro da legislação. Fazemos a medição diariamente. Os dados estão disponíveis”, disse o presidente da Saneago, Jalles Fontoura.

De acordo com a denúncia, uma perícia feita pela Polícia Técnico-Científica apontou que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Doutor Hélio Seixo de Brito, responsável pelo atendimento a mais de 75% dos consumidores da cidade, “não apresenta eficiência suficiente”. O presidente da Saneago afirma que há um erro na análise.

“Fizemos uma contra prova no mesmo dia, na mesma hora, e não deu 39%, constatamos 57% de tratamento”, alegou.

Ainda de acordo com a ação do MP-GO, a Saneago está descumprindo um termo de ajustamento de conduta firmado em 2008, para que fosse providenciada a instalação e implantação do tratamento secundário do esgoto, que prevê a limpeza de 80% dos resíduos sólidos. Ele alega que o número de casas atendidas e a eliminação de impurezas não é maior devido à paralisação das obras após a Operação Decantação, do Ministério Público Federal (MPF) que apurava desvio de dinheiro público por meio da Saneago.

Fontoura ressaltou que os moradores que receberem a conta com cobrança indevida podem procurar as unidades do Vapt Vupt para fazer a reclamação.

 

Fonte: G1.

COMPARTILHE: