sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Saneago aponta risco de falta de água durante período de seca em Goiás

POR Jornal Somos | 07/06/2019
Saneago aponta risco de falta de água durante período de seca em Goiás
A

A Saneago aponta que quase 50 cidades podem ficar sem água durante o período de seca, em Goiás. Entre os municípios que seriam afetados estão Rio Verde, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, São Luís de Montes Belos e Pirenópolis. A diminuição na quantidade de chuva seria um dos motivos para o risco.

 

Em nota, a empresa “assegura que a probabilidade de desabastecimento é remota, caso haja a participação dos órgãos ambientais com apoio do Ministério Público, para disciplinamento dos usos múltiplos das bacias”.

 

Estão sendo implantadas medidas para evitar ou minimizar o desabastecimento. As ações incluem limpezas das grades de captação de água, desassoreamento dos rios e programas de conscientização com a população.

 

Além disso, a companhia ainda deve instalar uma adutora de 12,5 km de extensão para interligar os sistemas Meia Ponte e Mauro Borges. A obra deve aumentar o abastecimento do Rio Meia Ponte.

 

A empresa disse que dados mostram uma diminuição no acumulado de chuva nos últimos cinco anos. Isso prejudicou a dinâmica do ciclo das águas na bacia do Rio Meia Ponte, principalmente a recarga.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: