terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

Saiba mais sobre Goiânia nestes 85 anos

POR Jornal Somos | 24/10/2018

A capital do estado de Goiás faz hoje 85 anos e o JORNAL SOMOS fez um balanço de como a cidade está em seus dados e rankings. Confira.

Saiba mais sobre Goiânia nestes 85 anos

Reprodução/euamomilhas

H

Hoje (24), a capital goiana completa 85 anos e com ótimos números é consagrada uma das melhores capitais para viver no Brasil. Goiânia possui uma população de 1.430.697 habitantes, de acordo com o Censo 2015, o que a torna a 11ª no ranking de cidades mais populosas no Brasil, segundo dados da DataSUS e IBGE. Mas apesar de o número assustar, a densidade demográfica não impactou tão negativamente a qualidade de vida.

 

Podemos ver isso em vários pontos, sendo destaque a categoria de Saneamento e Sustentabilidade, onde Goiânia é a segunda melhor capital do Brasil, logo acima de São Paulo - SP e perdendo apenas para Curitiba, no Paraná. 

 

Outros pontos de destaque é a 7ª colocação em capital com melhor Saúde, 9ª colocação em Melhor Capital para se viver, 12º em Educação e Cultura e 12º em Educação e Cultura. O ponto pior classificado é a Segurança da capital, onde ela aparece em 21º lugar, sendo apenas melhor que as capitais do Sergipe, Alagoas, Piauí, Ceará e Maranhão.

 

Programação de aniversário

 

Em comemoração à data histórica, o Governo de Goiânia promoverá vários eventos hoje para os seus moradores. Pela manhã de hoje, às 8h, aconteceu o Desfile Cívico na Avenida 24 de Outubro. Na Praça do Sol, a partir das 9h acontece um evento com apresentações artísticas, brinquedos, jogos, gastronomia e diversão. Das 10h às 22h terá uma feira de arte na Vila Cultural Cora Coralina. Às 19h, 19h30, 20h e 20h30 haverão projeções de vídeos numa tela d´água de 162 m² no Parque Vaca Brava.

 

Às 16h30, acontece a inauguração do busto do Almirante Tamandaré, na Praça Tamandaré. Às 18h acontece a premiação dos vencedores do concurso de redação "Almirante Tamandaré", também nessa praça. A partir das 9h acontece uma exposição agropecuária, com um rodeio também gratuito a partir das 21h no Parque de Exposições Agropecuário de Goiânia.

 

Para quem estiver procurando música, acontece às 20h uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia na Paróquia Santa Luzia. Por fim, acontece um show de sertanejo com Flávio Otoni, conhecido por levar um intérprete de libras junto com ele ao palco, integrando os deficientes auditivos em suas apresentações. O show do cantor começa às 21h e mais sobre Flávio pode ser visto clicando aqui.

 

Departamentos fechados

 

Como a data é também um feriado na capital, alguns departamentos públicos não devem abrir, com exceção dos que exigem plantão permanente, como serviços de saúde e limpeza pública. As unidades de saúde 24 horas continuam funcionando em sua normalidade e o Centro Municipal de Vacinação funciona apenas das 8h às 18h.

 

O Centro de Controle de Zoonoses, Assistência Social e Comurg funcionam mediante ligação para solicitação do serviço. A Guarda Municipal e Transporte Coletivo funcionam em horário integral e o Zoológico funciona das 8h30 às 17h.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: