quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A safra de girassol de 2020 deverá resultar em 38 milhões de toneladas, o que significa uma queda de 2,7% em relação à 2019. O motivo para o declínio é que, como o grão é uma cultura de segunda safra, ele é cultivado depois da soja, que neste ano sofreu um atraso no plantio.
O estado de Goiás registrou um crescimento de 11% nas plantações de girassol, entretanto, não foram todos os agricultores que conseguiram acompanhar o ritmo do plantio.
Em Itumbiara, o agricultor Antônio Alves cultivou 320 hectares em 2019. Neste ano, ele efetuou o plantio de 200 hectares em fevereiro. “Tivemos chuvas em momentos na hora que a planta tava precisando, então, a gente acredita numa boa produção. Acreditamos em torno de 30 a 50 sacos por hectares”, afirmou.
Apesar da queda na plantação, os valores de mercado para o girassol estão superiores neste ano, uma vez que a saca de 60 quilos está cotada em R$ 78, o que corresponde à um crescimento de 15% na quantia veiculada no período anterior.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.