sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
A estudante Vitória Lima Gonçalves, da Escola Estadual Cunha Bastos, de Rio Verde, é uma das finalistas para a Olimpíada de Língua Portuguesa, que acontecerá dia 09 de dezembro (domingo), em São Paulo. A 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, é realizada pela Fundação Itaú Social junto com o Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
A aluna participa sob a supervisão da professora de Português, Viviane dos Santos Silva, e sua obra está concorrendo na categoria de texto Memória Literária, com o título “Das telas à vida real”.
Além de Vitória, mais seis alunos da rede pública de ensino do Estado foram selecionados para a final Olimpíada. No total, o estado de Goiás terá 11 alunos e seus professores com os trabalhos escolhidos em quatro das cinco categorias do concurso (Crônica, Memórias Literárias, Poema, Documentário e Artigo de Opinião. Os dois últimos textos produzidos por alunos goianos e selecionados para a final foram nas categorias Documentário e Artigo de Opinião). A Nacional também premia os professores dos estudantes, e vai escolher as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e busca estimular o interesse pela leitura e a melhor escrita.
— Jornal Somos (@JornalSomos) December 3, 2019
A 6ª edição do evento recebeu 8.274 inscrições de Goiás. Além da rede estadual de ensino, o Programa teve adesão das secretarias de Educação de 206 municípios, totalizando 1.647 escolas. No Brasil, foram 171.035 inscritos nas cinco categorias por gênero textual, com adesão de todos os estados e de 4.876 municípios (87,5% do total), alcançando 42.086 escolas.
O vencedor de cada categoria terá como prêmio, além da medalha, uma viagem cultural para uma cidade brasileira (ainda a ser definida), que será acompanhada de um monitor. Já o professor ganha medalha e uma viagem internacional de uma semana de imersão pedagógica. A cidade também será definida pela organização da Olimpíada. Já a escola ganha placa de homenagem e acervo para a biblioteca escolar.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero