terça-feira, 01 de outubro de 2024

Reunião de governador com prefeitos de cidades turísticas sobre aglomerações resulta em criação de comitê

POR | 10/09/2020
Reunião de governador com prefeitos de cidades turísticas sobre aglomerações resulta em criação de comitê

Divulgação

O

Ontem, quarta feira, o governador de goiás, Ronaldo Caiado (DEM), fez uma videoconferência com os prefeitos de 16 cidades turísticas com relação aos excessos cometidos por visitantes durante o fim de semana prolongado. Durante as falas, os prefeitos insistiram em afirmar que não estava prevista a chegada de turistas no volume que se viu entre os dias 5 e 7 de setembro e que a falta de policiais militares para garantir a ação dos fiscais impediu uma eficácia maior para conter os excessos vistos, como aglomerações em vias públicas.

 

O resultado até o momento é o governador anuciar a criação de um comitê permanente para atuar no enfrentamento à Covid-19 em fins de semana e feriados. A ideia partiu do prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP), e teve aprovação dos demais participantes. O governador, que precisou sair antes do final da reunião, chegou a indicar parte dos possíveis integrantes para o novo comitê: o comandante geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum; os secretários estaduais Fabrício Amaral (Turismo) e Tony Carlo (Comunicação); representantes do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). 

 

Quanto aos pedidos de maior presença policial nas cidades, o governador e outras autoridades presentes, não fizeram nenhuma afirmativa.

 

 

Participou da reunião também o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Vechi, que aproveitou para afirmar que é necessário intensificar a fiscalização e que ações no âmbito criminal devem ser consideradas.

“Infelizmente, a sociedade ainda não está preparada para encarar a Covid-19 como deveria, apesar de todo o esforço das instituições. Precisamos fiscalizar mais, uma fiscalização mais efetiva, inclusive no âmbito criminal”, comentou durante a reunião virtual.

 

Outra participante da reunião que manifestou fala distinta, foi a secretária municipal de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, falando em nome do prefeito Iris Rezende (MDB), afirmou que a capital prepara um decreto municipal em que será definido o que afinal é uma aglomeração. A prefeitura informou que o documento ainda está em elaboração, apesar de na reunião a secretária ter dito que seria publicado hoje, quarta feira (09) no Diário Oficial. Mrué também afirmou que desde a semana passada a prefeitura reforçou os protocolos de combate à Covid-19 ao publicar um novo decreto que permite o fechamento de estabelecimentos no momento em que forem flagrados desrespeitando regras básicas de segurança, como a permanência de pessoas sem máscaras ou a falta de álcool em gel para o público. Ainda segundo ela, o caminho para a reabertura destes estabelecimentos seria “demorado”. Na reunião, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Vechi, disse que as prefeituras não têm feito um trabalho de fiscalização eficiente e que não dá mais para conviver “exclusivamente” com aconselhamentos.

 

Para fechar o gestor da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, falou durante a reunião que o fim de semana prolongado causou um sentimento de frustração a todos os profissionais de saúde envolvidos diretamente no combate ao agravamento da epidemia e que muitos destes têm dado “literalmente” a vida nesta luta. Ele disse também que não está na hora de acomodação, sensação que muitos turistas, segundo ele, podem ter tido e que mesmo após tantos meses de confinamento ainda é preciso seguir as medidas de contenção do vírus. Ismael afirmou que não deve haver uma vacina antes de seis meses e que até lá não há controle da doença, mas apenas “medidas atenuantes” que dependem do esforço da população. Ele também comentou que a doença tem “várias facetas” e que se no início o vírus atacou principalmente os idosos, atualmente tem feito muitas vítimas entre crianças.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: