sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Representantes se reúnem para discutir implantação do Fundo Nacional de Sanidade

POR Jornal Somos | 19/11/2018

O Fundo Nacional de Sanidade visa prevenir e combater enfermidades dos rebanhos, bem como indenizar produtores

Representantes se reúnem para discutir implantação do Fundo Nacional de Sanidade

Reprodução/FUNDEPEC-GOIÁS

O

O Fundo para Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec) de Goiás, promoveu o evento que reuniu durante dois dias, representantes de 16 estados e do Distrito Federal para debateram em Goiânia a criação de um Fundo Nacional de Sanidade. O Fundo Nacional de Sanidade é direcionado a prevenção e combate à enfermidades dos rebanhos, bem como indenizar os produtores.

 

O evento foi uma proposta do Ministério da Agricultura, dentro do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa e tem como meta a criação de uma entidade que reúna os fundos estaduais de sanidade animal. A reunião contou com a coordenação do médico veterinário Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

A forma do novo fundo começará a ser discutida por um grupo de trabalho composto por representantes do Rio Grande do Sul (Fundesa), Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Mato Grosso e do Ministério da Agricultura. Um novo encontro com todos os fundos será realizado em março de 2019 em Cuiabá. A criação de um seguro para os fundos de sanidade também foi levantada. O valor das apólices e prêmios levaria em conta a estrutura e os investimentos de cada estado em vigilância e defesa sanitária.  

 

Atualmente, 14 unidades da federação contam com algum tipo de fundo de sanidade mas alguns não têm saldo ou não estão arrecadando, em função de dificuldades em operacionalizar a cobrança e outros entraves. Na manhã desta terça-feira foi realizada uma explanação sobre cada fundo. Existem iniciativas públicas e privadas, algumas arrecadam por GTA (nos estados em que a emissão guia é paga) outras pela produção – como é o caso do Rio Grande do Sul.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: