sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Arquivo/Jornal Somos
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) passou a oferecer a interposição de recurso de multas de forma 100% digital. O serviço é válido para multas emitidas nos 16 autuadores que aderiram ao sistema. A iniciativa gera comodidade e economia ao usuário, além de agilidade para o serviço público.
Para apresentar a defesa prévia de multas de qualquer órgão autuador de Goiás é necessário acessar o portal (http://www.go.gov.br), pesquisar por “recurso de multa” e seguir as orientações descritas na Carta do Serviço. O uso é intuitivo e basta seguir as orientações do sistema.
O serviço já era disponibilizado via aplicativo Detran GO ON e presencialmente nos Vapt Vupts, Ciretrans, e na sede. O Detran-GO recebe cerca de 10 mil recursos de multas por mês. Destes, apenas 2% são feitos digitalmente. A expectativa é ampliar o acesso do cidadão ao serviço.
Ao fazer o recurso no portal, o usuário é direcionado automaticamente ao setor responsável pelo julgamento (Comissão de defesa prévia, Jari ou Conselho Estadual de Trânsito- Cetran). Isso dará mais celeridade ao serviço. Após a interposição do recurso, o julgamento poderá ser acompanhado pelo portal.
Os usuários devem ficar atentos aos prazos limites para a interposição de recurso. No caso de defesa prévia e Jari a data limite irá descrita na notificação. O prazo para recurso junto ao Cetran é de até 30 dias após a decisão da Jari.
16 entes que podem julgar processos digitais
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero