quinta-feira, 25 de abril de 2024

Realização de cursos teóricos online são autorizados pelo Detran durante a pandemia

POR Ana Carolina Morais | 05/05/2020
Realização de cursos teóricos online são autorizados pelo Detran durante a pandemia

Reprodução / Gestão Quero

A

A realização de aulas online dos cursos teóricos de Legislação de Trânsito obrigatórios e especializados e dos cursos de formação e atualização de permissórias foram autorizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) durante o período da pandemia do novo coronavírus. A medida foi publicada nesta terça-feira (5) em portarias do Diário Oficial do Estado.

 

 

Sendo assim, o serviço que estava suspenso poderá ser ofertado pelos Centros de Formação de Condutores (CFC’s), que deverão, por conta própria, contratar empresas capazes de oferecer estes conteúdos de forma remota aos alunos.

 

 

A implementação do novo formato conta com algumas exigências, como a validação biométrica facial para os estudantes e profissionais terem acesso às plataformas, de forma a validar estas aulas no Detran.

 

 

Outra previsão realizada pela portaria é a de que as empresas capacitadas para oferta de serviços digitais à distância podem se credenciar no Detran e, posteriormente, prestar o serviço aos CFCs.

 

 

De acordo com o presidente do Detran Goiás, Marcos Roberto Silva, este foi o modo encontrado pelos órgãos nacionais de trânsito para acelerar a formação de condutores. “Nesse momento entramos em um campo novo e de difícil assimilação, seja para os alunos que vão ter aula à distância; e também para as autoescolas, pois terão que pagar a empresas credenciadas e perderão fatia dos recursos. Mas não podemos continuar nessa temática, pois o período da pandemia é incalculável, essa foi a única medida encontrada pelo Denatran e pelo Contran”, revelou.

 

 

A ação foi autorizada por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na intenção de reduzir as consequências do distanciamento social. O credenciamento das empresas interessadas em oferecer estas aulas teóricas online ficará liberado até o fim da pandemia, onde a medida será reavaliada.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: