terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

Raquel Resende: não é tarde demais para planejar a sua carreira

POR Jornal Somos | 09/11/2018
Raquel Resende: não é tarde demais para planejar a sua carreira

Foto: Jornal Somos

R

Raquel de Fátima Resende, farmacêutica e membro da comissão de Ética Profissional do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) esteve em Rio Verde nessa semana para ministrar uma palestra para alunos do Ensino Superior de Farmácia. Com o tema "Gestão de Carreira Farmacêutica", ela falou mais sobre a importância da identificação de seu perfil e da capacitação para se tornar um profissional de sucesso. Ainda na cidade, Raquel concedeu uma entrevista ao Jornal Somos sobre o assunto:

 

Jornada

Eu me formei em 1999. Sempre gostei muito da área de farmácia e estive envolvida com atividades do conselho. Quando me formei, trabalhei em uma rede de drogarias, e fiquei por 8 anos, atingindo a gerência. Nesse momento, comecei a ajudar o conselho nas comissões, que justamente direcionam à diretoria e a trazer benefícios para aquelas áreas da farmácia e, desde então, fiz parte da comissão de ética. Nesse meio tempo, também trabalhei pela indústria farmacêutica e comecei a palestrar pelo conselho, trabalhando por muito tempo como Assessora Técnica do Conselho e hoje estou na Prefeitura de Goiânia, continuando junto ao conselho e fazendo parte do projeto Start CRF.

 

StartCRF

O Projeto Start CRF visa capacitar o acadêmico. Primeiro mostrar para ele o que é o Conselho Regional de Farmácia. Apesar de ser o órgão principal para fiscalizar, é diferente porque além de fiscalizar, ele também capacita e dá suporte ao farmacêutico, levando palestras interessantes à ele, justamente para mostrar como está o mercado de trabalho, o que eles podem fazer dentro da profissão e direcionando para que eles possam realmente ser profissionais de sucesso. Eu vi a preocupação tanto de profissionais farmacêuticos como de outras áreas e me perguntei o porquê. Depois de muita pesquisa, eu percebi que a chave para ter uma profissão na qual você gosta e se identifica, é fazer o planejamento de carreira e agora eu falo sobre isso nas minhas palestras pelo projeto Start CRF.

 

Planejamento de Carreira

Primeiramente você tem que definir o seu perfil: você é uma pessoa que gosta de trabalhar com o público?É uma pessoa mais introspectiva? Você é uma pessoa que gosta de não ter horários fixos? Definindo o seu perfil, já foi dado o primeiro passo. Baseado no seu perfil traçado, você pode decidir qual área quer atuar. Por exemplo, se eu tenho várias áreas em que posso atuar, direcionando pra farmácia, posso trabalhar em farmácias comunitárias, de medicamentos, palestrante, influenciadora. Após a escolha da minha área, eu vou procurar a capacitação e, logo após, o ingresso no mercado de trabalho. Várias pessoas acham que a gestão de carreira só pode ser iniciada quando você é mais jovem, ou quando está na faculdade, mas é importante lembrar que você pode começar a exercer a qualquer momento da sua vida profissional.

 

Tendência de Farmácia

As questões que mais estão em alta são a estética, o comércio de medicamentos, que apesar da crise, continua crescendo, e a indústria farmacêutica.

 

Investimento

O investimento é muito dependente do perfil do seu negócio. Então, antes de começar a investir e aplicar o dinheiro, eu sempre falo para os profissionais em geral que todos têm que fazer um plano de negócios junto ao SEBRAE ou instituições específicas para a montagem do plano e poder correr atrás para realmente fazer acontecer.

 

Crescimento na área

Após decidido o que você quer fazer de acordo com o seu perfil, procure a qualificação, seja capacitação, pós-graduação, mestrado ou mestrado profissional, e nesse novo contexto, abrir o seu próprio negócio ou em uma empresa. É válido lembrar que trabalhando em uma empresa, é importante ser proativo, entender o funcionamento da empresa, possuir um segundo idioma e procurar sempre conhecimento, além de se manter informado do que está acontecendo no mercado de trabalho.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: