sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Ranking de autos de infração por trabalho escravo possui 15 municípios goianos

POR Ana Carolina Morais | 04/02/2021
Ranking de autos de infração por trabalho escravo possui 15 municípios goianos

Portal / MTE

D

Dados de 2020 do Portal da Inspeção do Trabalho (SIT) revelam que 75 trabalhadores encontrados em condições análogas à escravidão são de Goiás, sendo possível, ainda, notar 15 municípios goianos que possuem uma maior incidência de autos de infração referente ao trabalho escravo. O portal é utilizado como forma de fiscalização do trabalho pelo Ministério da Economia, que absorveu à extinta pasta do Trabalho.

 

 

As cidades goianas que apresentaram casos de escravidão em 2020 foram Anápolis, em primeiro lugar, com 46 registros; seguida de Vicentinópolis, com 43; Águas Lindas de Goiás, com 30; Campo Lindo de Goiás, com 29; Cabeceiras também com 29; Joviânia, com 28 casos; Davinópolis com 22; Aparecida de Goiânia com 11; Ipameri e Planaltina, ambas com 5; Cristalina 4; Leopoldo de Bulhões 3; Anicuns 2; Caldas Novas 1 e Rio Verde, sem registros.

 

 

No ano de 2010, Goiás registrou 344 atividades de escravidão, em que 343 foram resgatados. Após, os números foram sofrendo quedas, chegando a possuir apenas 2 casos em 2019. Entretanto, já no ano seguinte, o índice voltou a crescer com os 75 trabalhadores em condições análogas à escravidão localizados em 2020.

 

 

 

 

Idoso é resgatado em Rio Verde

 

Apesar de o território rio-verdense não possuir ocorrências em 2020, neste ano de 2021 o município iniciou sendo destaque durante a Operação Resgate, da Polícia Federal, que resgatou um idoso de 66 anos de idade que trabalhava há 15 anos em situação análoga à escravidão em uma fazenda de Rio Verde, onde trabalhava de 7h às 17h, recebendo R$ 200 do dono da fazenda de forma esporádica.

 

 

O homem possuía dificuldade para andar, tinha a coluna curvada quase 90º, dormia em uma cama de madeira com colchão em péssimo estado, bebia água de uma mina e vivia trancado na fazenda arrendada para pastagem de gado, dormindo em um alojamento improvisado, pois não tinha a chave da porteira, recebendo, eventualmente, a ajuda de alguns vizinhos que levavam comida para ele.

 

 

 

 

(Com informações do Jornal Opção e do G1 Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: