terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

Rally da Safra avalia lavouras de soja precoce em MT, GO e MS

POR Jornal Somos | 26/01/2020
Rally da Safra avalia lavouras de soja precoce em MT, GO e MS

Agência de Notícia

A

A principal expedição técnica privada sobre a safra de grãos no Brasil levará uma equipe de técnicos a campo de 27 a 31 de janeiro para verificar as condições das lavouras de soja nas regiões Sudeste de Mato Grosso, Sudoeste de Goiás e Norte do Mato Grosso do Sul.  Os técnicos da Equipe 2 partem de Cuiabá no dia 27 e seguem para Campo Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis para avaliar as lavouras do Sudeste do MT. Na sequência, passam por Mineiros (GO) e, no dia 29, chegam em Chapadão do Sul (MS). Na quinta-feira, dia 30, iniciam os trabalhos em Jataí (GO) e Rio Verde (GO), onde o Rally da Safra promoverá um evento técnico para produtores e profissionais do setor na Associação Atlética Comigo, encerrando a etapa no dia seguinte.

 

A chuva demorou para cair em Goiás e, quando o clima normalizou, os produtores aceleraram o plantio. “Houve atraso, mas boa parte dos produtores conseguiu plantar na janela mais adequada. As lavouras de soja precoce estão com um bom desenvolvimento até o momento”, avalia o coordenador da Equipe, André Debastiani. Situação semelhante ocorreu no Mato Grosso do Sul, onde os veranicos em novembro também atrasaram o plantio da soja. Após a regularização do clima, as lavouras recuperaram o potencial e a expectativa é de elevação da produtividade em 10,8% sobre 18/19, chegando a 55,8 sacas/hectare, superando os problemas enfrentados na safra anterior.

 

No evento técnico em Rio Verde, que será comandado por Debastiani, o time de técnicos da Agroconsult, organizadora da expedição, vai mostrar aos produtores informações sobre o Rally e sobre as condições da safra brasileira. Haverá uma palestra sobre o mercado de grãos e, para finalizar, um debate com especialistas da região. A palestra que será no dia 30/01, quinta feira, as 19 horas, na Associação  Atlética Comigo, tem as inscrições gratuitas. Os interessados devem acessar o link e se inscrever.

 

A expedição técnica estima percorrer mais de 100 mil quilômetros neste ano. A área avaliada pelos técnicos corresponde a 95% da produção de soja e 72% de milho no País. A previsão pré-Rally da safra brasileira de soja é de 124,3 milhões de toneladas, a ser confirmada pelos técnicos em campo.

 

Equipes em campo

Nesta 17ª edição do Rally serão 11 equipes em campo, das quais nove avaliarão as lavouras de soja até o mês de março. Outras três irão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá nos 12 principais estados produtores, incluindo Goiás. Além das avaliações em campo, a expedição fará oito eventos regionais e 30 cafés com produtores para debater as condições da safra brasileira.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: