quarta-feira, 24 de abril de 2024

Qualifica Mais Emprega Mais oferecerá 6.475 vagas de cursos gratuitos em Rio Verde e outros 15 municípios goianos

POR | 25/04/2022
Qualifica Mais Emprega Mais oferecerá 6.475 vagas de cursos gratuitos em Rio Verde e outros 15 municípios goianos

Imagem: Divulgação/Assessoria

D

De acordo com informações do próprio Governo de Goiás, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), recebeu R$ 4,6 milhões do governo federal para investir em cursos de qualificação profissional. A verba seria para através de duas linhas de fomento, oferecidas por meio de parceria firmada entre os ministérios da Educação (MEC) e do Trabalho e Previdência.

 

“Atuamos em várias frentes para fomentar a inovação e o desenvolvimento no Estado. Os cursos de qualificação profissional têm papel importante, pois, diante da análise da movimentação do mercado de trabalho, das vocações produtivas e demandas apresentadas por cada região, podemos fazer a conexão exata entre as necessidades do empregador e do empregado”, destaca o titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira.

 

 

Com a liberação da verba, será possível abrir 7.475 vagas para a população, de forma gratuita, em 16 municípios goianos, a partir do segundo semestre. Entretanto, destas, 1.000 vagas são para o Programa “Qualifica Mais Progredir” que só acontece atualmente em Goiânia e Águas Lindas de Goiás. O restante das vagas são para o programa “Qualifica Mais Emprega Mais” abarca cursos de diferentes eixos tecnológicos e leva em conta a vocação produtiva de cada região.

 

“Temos o de operador de processamento de grãos e cereais, que está em alta; o de operador de empilhadeiras é muito necessário para o setor produtivo de Aparecida; o de máquinas de costura é demandado pela Região da 44, em Goiânia, e por Trindade”, exemplifica Ludmilla Alves Danas Gonçalves, a assessora de Educação e Tecnologia da Sedi.

 

 

Ludmilla ainda ressalta que a oferta de mais de sete mil vagas para cursos de qualificação contribui para a “profissionalização do Estado, crescimento do setor produtivo e também para abastecer áreas específicas cuja procura de trabalho aumentou, como o setor administrativo, área meio”.

 

 

Os editais com a abertura de vagas estão em elaboração pela Sedi e devem ser publicados em maio. Além de Rio Verde, estão no programa as cidades: Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Crixás, Goiânia, Cidade de Goiás, Itaguaru, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Nova Crixás, Porangatu, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: