terça-feira, 16 de abril de 2024

Pulseira para medir pressão de grávidas hipertensas criada por enfermeira goiana ganha prêmio de empreendedorismo

POR Ana Carolina Morais | 07/02/2022
Pulseira para medir pressão de grávidas hipertensas criada por enfermeira goiana ganha prêmio de empreendedorismo

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

A

A enfermeira goiana Flávia Sales, 34 anos, que junto de sua colega de profissão Janaína de Oliveira, 41 anos, criou uma pulseira que afere a pressão de grávidas hipertensas, conquistou, por este projeto, o prêmio de empreendedorismo do concurso Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de inovação (Prêmio Roser) – competição nacional que visa identificar novos talentos e soluções inovadoras para problemas da atualidade.

 

 

O mecanismo criado pelas enfermeiras não só afere a pressão como realiza um monitoramento dela, enviando os dados para uma equipe médica. “Com a pulseira, a gestante pode ficar em casa e ser acompanhada. Os dados serão enviados para uma equipe médica e a gestante receberá pelo celular uma resposta”, explica a goiana.

 

 

As enfermeiras são alunas de um mestrado profissional em enfermagem e contam que a ideia do projeto surgiu em sala de aula, durante uma disciplina de tecnologia da saúde. O principal objetivo do produto criado por elas é oferecer mais segurança e conforto para as grávidas com hipertensão, como foi a Janaína.

 

 

“Somos enfermeiras há 15 anos e é muito gratificante! Somos mulheres e estamos quebrando barreiras. Fui uma gestante que a partir da 21ª semana tive alterações de pressões. Me senti desprotegida. Pensando nisso, queremos dar àquelas gestantes maior qualidade de vida”, revelou a pesquisadora parceira de projeto da goiana.

 

 

O prêmio garantiu para o projeto delas uma aceleração de seis meses em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o que deverá ocorrer ainda neste ano de 2022. Segundo Flávia, a próxima etapa é angariarem parcerias e investimentos para construírem o objeto e direcioná-lo aos consultórios.

 

 

“A hipertensão é uma doença que pode causar morte durante a gestação ou parto, essa morte pode ser evitada com monitoramento, e é isso que desejamos alcançar com a pulseira”, assegurou a goiana.

 

 

(Com informações do G1 Goiás)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: