quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Prorrogação para vacinação de bovinos contra aftosa e raiva encerra essa semana

POR | 06/12/2021
Prorrogação para vacinação de bovinos contra aftosa e raiva encerra essa semana

Imagem: Divulgação/Sistema Faeg/Senar/Ifag/Agrodefesa

N

Na semana pssada, a Agrodefesa - Agência Goiana de Defesa Agropecuária - prorrogou para 11 de dezembro de 2021 (sábado próximo) a etapa de vacinação contra febre aftosa e raiva. Por isso, a Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás) reforça mais uma vez que esta é a semana final em que os produtores rurais poderão adquirir vacinas nas revendas credenciadas junto à agência para imunização do rebanho contra febre aftosa e raiva.

 

 

Para raiva a vacinação é obrigatória em 121 municípios considerados de alto risco (Portaria n° 769/2021). A medida foi discutida e corroborada pelo setor produtivo de Goiás e autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, órgão regulamentador das etapas em todo Brasil. O prazo extra se deve  ao desabastecimento temporário de vacinas, situação que atingiu outros estados, e que poderia comprometer os índices vacinais para ambas doenças em Goiás.

 

 

Declarações

 

O prazo para a entrega da declaração também foi prorrogado. Agora os produtores rurais têm até 17 de dezembro para comprovar junto a Agrodefesa a vacinação do seu rebanho.

 

 

Os procedimentos para as declarações continuam da mesma forma. Criadores que têm mais de 75 animais devem fazer o procedimento obrigatoriamente por via eletrônica no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago). Para isso, precisará ter login e senha, que podem ser obtidos no ícone Sidago no site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br).

 

 

Já os criadores que têm até 75 cabeças podem fazer as declarações também presencialmente nas Unidades Locais da Agrodefesa, mediante agendamento prévio. A declaração deve ser feita no escritório da Agência do município onde está localizada a propriedade. A lista dos escritórios, com telefones, está no site da Agrodefesa, no link ‘Fale Conosco’, no item ‘Unidades Regionais’.

 

 

Fonte: Comunicação Sistema Faeg/Senar

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: