segunda-feira, 01 de setembro de 2025
Foto: Reprodução Mais Goiás
Quem for flagrado jogando lixo fora do lugar em Goiás poderá ser multado. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL) e busca responsabilizar pessoas físicas e jurídicas que descartarem resíduos de forma irregular.
Segundo o texto, os infratores poderão receber advertência, multa e terão a obrigação de retirar imediatamente o lixo, comprovando o descarte correto. Caso a ordem não seja cumprida, a punição poderá ser ainda mais severa. As penalidades serão aplicadas diretamente no CPF ou CNPJ dos responsáveis.
A fiscalização ficará a cargo dos órgãos estaduais, que poderão se basear em denúncias acompanhadas de fotos, vídeos e até registros de câmeras de monitoramento. As denúncias poderão ser anônimas, desde que apresentem provas.
O parlamentar argumenta que, apesar de já existirem leis sobre o tema, ainda há dificuldades na identificação e responsabilização dos infratores. Para ele, vincular a multa diretamente ao CPF ou CNPJ facilita a cobrança e torna o processo mais ágil.
O descarte irregular de lixo, além de prejudicar o meio ambiente, impacta diretamente a organização urbana e a qualidade de vida da população. A proposta ainda será analisada pela Alego antes de avançar para votação em plenário.
*Com informações Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Azulão busca abrir vantagem na disputa por uma vaga na série C de 2026
Galo da Comarca precisa vencer para continuar na série C; caso perca ou empate precisará torcer por combinação de resultados