sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Projeto piloto de reabilitação pós-Covid é lançado pelo governo de Goiás

POR Ana Carolina Morais | 10/01/2021
Projeto piloto de reabilitação pós-Covid é lançado pelo governo de Goiás

Reprodução / Agência de Notícias do Paraná

F

Foi lançado, pelo governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o projeto piloto do Reabilita Goiás, para pacientes que tiveram Covid-19 e ficaram com sequelas da doença. A medida experimental está sendo realizada somente na cidade de Inhumas, entretanto, a intenção é que seja implementada em todos os municípios goianos, o que irá acontecer a depender dos resultados obtidos pelo programa que serão avaliados para o desenvolvimento de melhorias.

 

 

 

A meta do Reabilita Goiás é qualificar todas as equipes de Atenção Primária do Estado e fortalecer a assistência integral à saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que possuem limitações ou sequelas adquiridas pelo novo coronavírus. Além disso, com este programa também será possível identificar e analisar as pessoas com histórico de Covid, verificando suas necessidades de reabilitação cardiorrespiratória e musculoesquelética, bem como de encaminhamento à atenção especializada.

 

 

O protocolo de reabilitação foi confeccionado por especialistas, baseados na literatura científica disponível. Para a implementação futura nas cidades goianas, o conteúdo será repassado por completo à Atenção Primária através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que será disponibilizado pela Superintendência da Escola de Saúde Goiás (Sesg).

 

 

O processo de reabilitação ocorrerá três vezes por semana, sendo um dia de modo presencial, no postinho de saúde, e os outros dois dias no formato digital. O tratamento dos pacientes durará por oito semanas e será dividido em duas partes.

 

 

A superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Viviane Leonel Cassimiro Meireles, explica que esta divisão ocorreu “para respeitar o princípio do treinamento físico no contexto da reabilitação, ou seja, iniciar com exercícios físicos de baixa intensidade para adaptação e prevenção de lesões musculoesqueléticas e ir aumentando de forma gradativa”.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: