quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Circulou ontem nos grupos de mensagens e chegou até mesmo a ser compartilhado e repostado por algumas comunidades de comunicação, de que o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), havia determinado ontem, segunda feira (18/05), a proibição da pesca, por tempo indeterminado, em todas as bacias hidrográficas do Estado. O objetivo da medida é evitar aglomerações, como as registradas em rios goianos no fim de semana, principalmente no Araguaia. Esta notícia entretando é mais uma FAKE NEWS.
— Jornal Somos (@JornalSomos) May 19, 2020
Entretando parte da informação que havia sido divulgada em falsidade pode ser considerada verdade. Isso porque a fiscalização às margens do Rio Araguaia devem receber atenção especial do Batalhão Ambiental.
"Nós já temos notícias que tem pessoas aglomerando no Araguaia e nós estamos reforçando nossa equipe lá a partir dessa semana e não serão permitidos acampamentos e aglomerações de pessoas", disse o tenente-coronel Edson Cândido Ribeiro, comandante do Batalhão Ambiental.
Segundo o comandante, mesmo com o decreto estadual proibindo aglomerações devido à pandemia da Covid-19, a Polícia Militar está recebendo um grande número de denúncias de acampamentos em rios, lagos e ribeirões no estado. Com o objetivo de inibir este tipo de ação, o Batalhão Ambiental vai iniciar uma operação às margens do Rio Araguaia ainda essa semana para evitar aglomerações.
Ele reforça que esse período é de isolamento social e que as pessoas devem evitar sair de casa. Mas conta que além dos acampamentos, a polícia também encontrou em ocorrência este final de semana no Lago Corumbá IV, um bar que funcionava sem licença em uma área de preservação permanente. "Lá tem diversos crimes ambientais. Construções de restaurantes e bares. Tinha um restaurante que ele estava há dois, três metros do barranco do rio", relatou o tenente-coronel.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.