segunda-feira, 21 de julho de 2025

Programa “Meu Pai Tem Nome” abre inscrições para reconhecimento de paternidade e maternidade em Goiás

POR Ana Carla Oliveira | 21/07/2025
Programa “Meu Pai Tem Nome” abre inscrições para reconhecimento de paternidade e maternidade em Goiás

Foto: Freepik

A

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) está com inscrições abertas, até o dia 8 de agosto, para o programa Meu Pai Tem Nome, que promove o reconhecimento de paternidade e maternidade biológica ou socioafetiva, de forma gratuita. O mutirão será realizado no dia 16 de agosto em todo o país, data conhecida como o Dia D da campanha.

 

Durante o mutirão, serão realizados reconhecimentos de filiação com ou sem necessidade de exame de DNA, além do reconhecimento de vínculos afetivos, inclusive pós-morte. De acordo com a DPE-GO, quando necessário, os pedidos são fundamentados com estudos psicossociais elaborados pela equipe do Centro de Atendimento Multidisciplinar, formada por psicólogos e assistentes sociais.

 

A ação busca garantir o direito à identidade e à dignidade de crianças, adolescentes e adultos que não possuem o nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento. Somente em Goiás, nos últimos cinco anos, foram registrados 42.071 casos de crianças sem o nome paterno, conforme dados do Portal da Transparência do Registro Civil. Entre janeiro e maio de 2025, foram 2.190 registros do tipo no estado.

 

Em nível nacional, os números também chamam a atenção: de janeiro a maio deste ano, 1.417.513 crianças foram registradas com pai ausente em todo o Brasil. Nos últimos cinco anos, o país contabiliza 65.747 casos.

 

Em Goiás, o Dia D do programa será realizado de forma presencial em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Anápolis, Valparaíso de Goiás, Luziânia e Águas Lindas de Goiás. Nos demais municípios, os atendimentos ocorrerão de forma online, com mediações por videoconferência.

 

As inscrições devem ser feitas presencialmente nas cidades que contam com unidade da Defensoria Pública. Já nas demais localidades do estado, o procedimento pode ser iniciado pelo WhatsApp: (62) 98330-0095.

 

“Nosso desejo é que haja tempo hábil para que os interessados apresentem os documentos solicitados e que possamos dar os encaminhamentos necessários. Queremos que o Dia D possa ser um momento de celebração dessas famílias”, destacou o coordenador do programa, defensor público Bruno Malta.

 

*Com informações Mais Goiás

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: