sábado, 27 de abril de 2024

Goiás

Profissões derivadas das músicas

POR Jornal Somos | 08/09/2018

Aprender violão pode ser mas fácil do que parece.

Profissões derivadas das músicas

Camilla Paes Leme

M

Muitas pessoas ainda tratam com preconceito quem decide se dedicar ao mundo da música e não conseguem enxergar esse dom como um meio de se tornar profissional e ainda mostrar o dom e a paixão.


Por isso, o guitarrista goiano Ronaldo Martins Guimarães Júnior, em sua vasta experiência listou algumas dicas de atividades para quem é apoixonado por música e nem sempre percebe tal como profissão:

  • Professor - Uma forma de trabalhar no cenário musical é lecionando. Muitos músicos trabalham como professores para ampliar o currículo, a renda e também pela satidfação pessoal. Foi onde eu comecei e é uma das coisas que mais gosto de fazer até hoje.

 

  • Sideman - É um músico de ''apoio'' e também conhecido como músico freelancer. Nessa carreira, a função exige que o músico tenha habilidade de tocar/cantar diversos estilos de música, seja ao vivo ou em estúdios fazendo gravações.

 

  • Produtor musical - É responsável pela parte da gravação da sua música. É ele quem controla as sessões de gravação, ensaia e guia os músicos e cantores e faz a supervisão do processo de mixagem e de masterificação de áudio.

 

  • Compositor/letrista - É um mercado em ascensão e bastante lucrativo. É quem cria a música e de certa forma, seja em partituras musicais ou em letras para instrumentistas e cantores. Atua em trilhas sonoras, jogos, animações, peças teatrais, websites, jingles e etc.

 

  • Negócios da música - Ajuda o músico a se tornar um empreendedor. Trabalha partes como o papel da gestão empresarial e a formulação de estratégias e suas implicações na indústria da música e ajuda também a compreender e implementar os processos dos negócios da música. Atua também em funções administrativas, representa artistas, trabalha em processos de direitos autorais e registros, procura novos talentos, entre outras funções.
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: