quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Professores em Goiás aguardam resposta de governo federal sobre vacinação

POR | 07/05/2021
Professores em Goiás aguardam resposta de governo federal sobre vacinação

Foto: Hedeson Alves/FDR

D

Desde o mês de abril, o governo de Goiás vem sinalizando desejo de vacinar contra a Covid os professores do estado a fim de planejar o quanto antes o retorno das aulas presenciais. E esta semana, com o início do novo grupo prioritário para pessoas com comorbidades, a cobrança ficou maior.

 

 

Entretanto esta semana, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) deixou claro que é aguardada resposta de uma solicitação enviada em abril ao Ministério da Saúde para dar prioridade ao grupo de professores na vacinação contra o coronavírus. O aval da pasta federal é necessário, uma vez que a ordem especificada no Plano Nacional de Vacinação da Covid-19 traz outros grupos de pessoas, como população privada de liberdade, à frente dos educadores na “fila de espera”.

 

 

Conforme a ordem do Plano, o grupo de trabalhadores de Segurança e Salvamento (policiais federais, militares, civis, rodoviários e etc) vem depois dos professores. No entanto, de acordo com a Secretaria de Saúde dede Goiás (SES-GO), a vacinação das forças de Segurança foi definida por uma resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

 

No mês de abril, o Ministério Público Federal chegou a enviar recado ao Estado de Goiás, pedindo que não modificasse mais as regras do PNI. Esta semana, o minitro do Supremo Tribunal Federal supendeu decisão que dava a liberdade de vacinar as forças de segurança e salvamento, como tem sido feito. Diante deste contexto, é claro que o Estado depende de autorização do Ministério da Saúde, já que a ordem que consta no Plano Nacional de Vacinação mostra os grupos de pessoas em situação de rua; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade (além dos que já estão sendo vacinados) antes dos professores.

 

 

Na forma que se apresenta o Plano hoje, no grupo dos trabalhadores da Educação, estão incluídos todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e do ensino superior.

 

 

 

(Com informações da PNI, Seduce-GO e Mais Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: