quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Vice-Reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), informou, por meio da portaria n. 3.729 de 11 de julho de 2018, a demissão do servidor Rogério Elias Rabelo, das Ciências Agrárias-Jataí.
Segundo o Ministério Público Federal em Rio Verde (MPF/GO), o professor assediou sexualmente e estuprou uma estudante da qual era orientador. Os assédios começaram por meio de abordagense também por mensagens noWhatsapp com o intuito de obter favorecimento sexual, valendo-se da condição de professor. A situação ocorreu durante o ano de 2016, intensificando-se no segundo semestre. De acordo com o relato da aluna, ambos estavam em um apartamento em Goiânia para participar de um congresso e o estupro teria acontececido na madrugada de 4 de dezembro de 2016, enquanto ela dormia. A jovem procurou a Delegacia Especializada no Atendimento da Mulher -DEAM, e relatou o caso.
Relembre o caso
Durante a semana de eventos, conhecida como "Calourada" realizada pela UFG - Regional Jataí - atual UFJ, no dia 03 de maio de 2017, uma estudante da instituição denunciou o estupro cometido por um professor.
Através do diretor, Alessandro Martins, a universidade emitiu uma nota oficial sobre a denúncia.
"A Direção da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás desaprova e repudia todo e qualquer tipo de violência, sobretudo a violência contra as mulheres, e informa ainda que tem prestado todo o apoio necessário a discente envolvida."
Houve também manifestação durante a abertura oficial da I Calourada da Unidade Acadêmica Especiais de Ciências Agrárias (Ciagra), ocorrida no Auditório Maior no bloco da Direção no Campus Jatobá.. A manifestação contou com a participação de várias estudantes que, com fitas adesivas na boca, levantaram cartazes contra o fato ocorrido, dando total apoio à aluna.
Após mais de um ano do caso, o professor foi exonarado da instituição, mas a luta pela denúncia de assédios dentro da universidade continua.
Informações Panorama Jataí
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.