sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação / Polícia Civil
A Polícia Civil (PC) de Goiás indiciou nesta terça-feira (16), três produtores rurais pela morte de pelo menos 9 milhões de abelhas. O caso foi registrado em vídeo e aconteceu em Silvânia e Bela Vista de Goiás.
Segundo a PC, a causa das mortes estão ligadas ao uso irregular de defensivos em lavouras de soja e sorgo próximas aos apiários onde eram criados os insetos. As abelhas foram às plantações fazer a polinização e acabaram carregando as substâncias dos defensivos agrícolas para as colmeias, contaminando todo o enxame.
De acordo com o g1, o nome dos três fazendeiros não foi divulgado. Caso sejam condenados, eles podem pegar quatro anos de prisão e pagarem uma multa de R$ 2 milhões de reais.
“A utilização de forma indevida do agrotóxico e que possa causar danos à saúde, à fauna e à flora são crimes ambientais”, diz o delegado Luziano de Carvalho.
“Cadastre seu apiário [junto a Agrodefesa] e avise seus vizinhos, os proprietários de lavoura, para que não utilizem [o agrotóxico] e se utilizarem, que tenham um horário, tenha distância. Sabemos das pragas, que tem que ser usado, mas tudo isso tem norma e técnicas”, finalizou.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero