quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Produção de trigo aumenta em 70% no cerrado

POR Jornal Somos | 14/02/2019
Produção de trigo aumenta em 70% no cerrado

Faeg

O

O Brasil importa mais da metade do trigo que consome e da parte que é produzida no país, quase tudo vem da região Sul. Mas recentemente, a produção do grão tem se expandido para o cerrado. O Oeste da Bahia alcançou no ano passado a maior produtividade média do país, alcançando 6 toneladas de trigo por hectare. A média nacional não chega a 3 toneladas.

 

 

Na região de Luís Eduardo Magalhães, pelo menos 5 agricultores investiram nesse cultivo como alternativa para a entressafra de soja. Juntos já são 3 mil hectares da plantação. A cultura é irrigada e a água é cortada na hora certa, de modo que o cereal fecha o ciclo sem umidade no grão. Assim o trigo pode ser armazenado por mais tempo e o produtor escolhe a melhor época para vender. Com essa estratégia o produtor ganha de 15 a 20% mais. Em todo o cerrado a produção do grão aumentou cerca de 70%.

 

 

Parte da boa produção e da qualidade do trigo no cerrado se deve ao trabalho da Embrapa. Em 40 anos de pesquisa em melhoramento genético, a instituição já desenvolveu em torno de 50 novas variedades de trigo adaptadas para a região. A busca é por alta produtividade e qualidade industrial para a panificação.

 

 

O desafio agora é encontrar variedades de sequeiro, que não dependam de irrigação, para a região. O produtor José Guilherme Brenner está plantando trigo de sequeiro em suas terras pela terceira vez. Esse tipo precisa de temperaturas ainda mais baixas que o irrigado. Este ano, conseguiu colher 2,8 mil quilos de trigo por hectare, um rendimento acima da média nacional.

 

 

Sua produção vai para a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF). Hoje, dos 150 cooperados, 30 plantam trigo de sequeiro ou irrigado. Esse trigo, que antes enfrentava resistência da indústria, hoje tem um dos maiores rendimentos do país: até 800g de farinha por cada quilo de grão. No mês passado, cooperativa bateu o recorde de moagem: 1,05 toneladas de farinha.

 

 

Os brasileiros consomem 11 milhões de toneladas de trigo por ano. Assim como esse cereal, a soja também começou a ser cultivada no Sul do país e foi se adaptando ao cerrado até se tornar o grão mais cultivado do país.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: