sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Produção artesanal de queijos deve ser regularizada em Goiás

POR Jornal Somos | 10/12/2019
Produção artesanal de queijos deve ser regularizada em Goiás

Faeg/Senar

C

Centenas de famílias em Goiás trabalham na produção artesanal de queijos. Em algumas situações são categorizados como clandestinos, pois não cumprem as exigências legais de produção aplicadas à indústria. Com a intenção de auxiliar os produtores desse mercado, o governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), decidiu criar um grupo de trabalho voltado ao auxílio na regularização de queijarias artesanais e fomento da comercialização desse tipo de produto.

 

A proposta do governo é integrar órgãos de defesa sanitária, assistência técnica, apoio operacional, entre outros, para estimular o desenvolvimento do setor, proporcionando um mercado com mais oportunidades e produtos com maior valor agregado.

 

A primeira reunião de alinhamento para início dos trabalhos do grupo foi realizada na última sexta-feira, 6, e reuniu o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o chefe de gabinete, Adélio Prado; o superintendente de Produção Rural Sustentável, Donalvam Maia; o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Dirceu Borges; o assessor técnico do Senar Goiás, Carlos Eduardo Freitas Carvalho; e o produtor rural João Vicente.

 

O secretário Antônio Carlos destacou que existe uma busca crescente por produtos diferenciados, e a proposta artesanal se enquadra nisso. "Precisamos oferecer suporte e políticas públicas no sentido de contribuir com a regularização dos produtores, auxiliando-os no desenvolvimento de seu processo produtivo e incentivando a agregação de valor ao produto final", comentou.

 

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Dirceu Borges, se propôs a contribuir no oferecimento de cursos de capacitação voltados a produtos artesanais. 

 

“O nosso intuito em estar participando desta ação é justamente estar levando essas ferramentas para esses produtores buscarem melhor se qualificar e também estamos buscando uma assistência técnica que vai orientá-los e ajudá-los nessa formação, nessa produção de produtor artesanais”, disse Dirceu Borges.   

 

Futuramente, deve-se iniciar um projeto piloto em Goiás dentro do eixo de agroindustrialização, com regularização da produção e fomento para a comercialização. Para efetivação das tarefas e abrangência de todos os aspectos importantes para a produção e comercialização, o secretário Antônio Carlos se dispôs a convidar outros órgãos e entidades que possam contribuir com a estruturação do plano de trabalho.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: