sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Procura por testagem para coronavírus em Goiás cresce 70% em dezembro

POR | 29/12/2020
Procura por testagem para coronavírus em Goiás cresce 70% em dezembro

Divulgação

S

Segundo dados publicados pelo Sindicato dos Laboratórios de Análises e Banco de Sangue do Estado de Goiás (Sindilabs-GO) estima-se que aproximadamente 40 mil testes foram realizados nos primeiros 15 dias do mês de dezembro de 2020. O que significa um aumento de 70% na realização de exames de Covid-19 nos laboratórios no Estado se comparado com o mês anterior.

 

 

De acordo com a presidente do Sindilabs-GO e Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Fehoesg), Christiane do Vale, o aumento dos testes é reflexo de uma população mais consciente.

 

“Se a pessoa vai viajar e está assintomática, por exemplo, o ideal é que seja feito o RT-PCR ou o antígeno, ambos com coleta pelo nariz. Nossa percepção é de que as pessoas estão mais conscientes, principalmente com familiares que pertencem ao grupo de risco. No geral, a capacidade dos laboratórios aumentou e o tempo de espera para o resultado dos exames diminuiu. De qualquer forma, as recomendações não mudaram: manter cuidados de higiene, evitar aglomerações e saber que mesmo com um teste negativo, não há sensação de liberdade. As pessoas podem se contaminar e começar a transmitir dois dias depois. O RT-PCR, por exemplo, é indicado entre o 5º e 8º dia de sintomas. Antes do 5º dia - e aí o alerta para assintomáticos - costuma dar falso negativo”, explica a Christiane em entrevista dada ao O Popular.

 

 

Enfim, festas de fim de ano, encontros com familiares e amigos além das viagens podem ser alguns dos motivos do crescimento. Ela explica que a maior procura é de pessoas com idade entre 30 e 45 anos, além dos viajantes. Até porque para alguns destinos internacionais é exigido teste de Covid-19 com coleta 72h antes do embarque.

 

 

Entretanto os infectologistas alertam que apenas a testagem não é um termômetro que indique plena segurança para encontros. Indica-se que mesmo no caso de pessoas com histórico de isolamento, os encontros do fim do ano ocorram seguindo os protocolos básicos. A própria Secretaria de Saúde do Estado de Goiás chegou a publicar uma espécie de estatuto e normas para as festas (clique e confira).

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: