sábado, 06 de julho de 2024

Goiás

Procon Goiás registra aumento no número de reclamações contra empresas de viagens

POR Thais Cabral | 12/07/2023
Procon Goiás registra aumento no número de reclamações contra empresas de viagens

Imagem: Freepik

O

O mês de julho chegou, trazendo consigo as tão esperadas férias! É o momento em que muitas pessoas aproveitam para descansar e viajar. No entanto, é preciso ter cautela ao planejar uma viagem de férias, pois o Procon Goiás registrou um aumento significativo no número de reclamações contra empresas de transporte, como aéreas e de ônibus, e agências de viagens durante os primeiros seis meses deste ano. No atendimento presencial, foram recebidas 144 reclamações contra empresas de transporte e 245 reclamações contra agências de viagens.

 

 

Diante dessa situação, o Procon Goiás decidiu separar algumas dicas e orientações para que os consumidores evitem dores de cabeça durante suas viagens. 

 

 

O primeiro passo fundamental é fazer um planejamento cuidadoso da viagem. Aqueles que deixam tudo para a última hora correm o risco de encontrar preços de passagens e pacotes turísticos mais elevados, o que pode extrapolar o orçamento disponível. 

 

 

Outra dica importante é pesquisar bastante antes de fechar qualquer negócio. Verificar a reputação das empresas aéreas, de ônibus e agências de viagens é essencial para evitar problemas futuros. Consultar sites especializados, ler comentários e avaliações de outros viajantes pode fornecer informações valiosas sobre a confiabilidade e a qualidade dos serviços prestados.

 

 

Ao contratar serviços de empresas aéreas ou de ônibus, é fundamental ler atentamente os termos e condições do contrato. Verificar as políticas de cancelamento, reembolso e remarcação de passagens é crucial para evitar surpresas desagradáveis em casos de imprevistos ou mudanças de planos. É importante lembrar que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem direito à informação clara e precisa sobre todas as condições do serviço contratado.

 

 

Por fim, recomenda-se que os consumidores guardem todos os comprovantes de pagamento, contratos e documentos relacionados à viagem. Esses registros podem ser úteis em caso de eventuais problemas ou necessidade de comprovação futura.

 

 

 

Em caso de qualquer irregularidade ou abuso por parte das empresas, é possível formalizar uma reclamação junto ao órgão para que as devidas providências sejam tomadas.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: