quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Procon Goiás orienta vítimas do golpe do Pix Agendado

POR Ana Carolina Morais | 30/06/2021
Procon Goiás orienta vítimas do golpe do Pix Agendado

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O

O Procon Goiás emitiu uma orientação às vítimas do golpe do Pix Agendado, para que elas saibam como agir diante desse episódio. Por se tratar de um crime, os consumidores que sofrerem esse golpe devem se dirigir a uma Delegacia de Polícia para realizarem o registro da ocorrência, além de poderem contatar também a instituição financeira.

 

 

Para comprovar a fatalidade, o Procon recomenda que a vítima reúna todas as informações sobre o golpista, seja com um ‘print’ do comprovante do Pix Agendado ou com o número do telefone pelo qual entraram em contato.

 

 

Nesta nova modalidade de golpe, o criminoso simula um agendamento em uma data futura pelo Pix e tenta convencer a vítima de que a transferência foi realizada por engano, requerendo que ela realize a suposta devolução do dinheiro imediatamente.

 

 

O objetivo é induzir essa transferência de dinheiro rápida com argumentos de que alguém necessita, urgentemente, daquela quantia. Quando a vítima cede e “devolve” o dinheiro referente ao suposto Pix Agendado (que, na verdade, não existe), o golpista cancela a transação e fica com os valores.

 

 

Para não se tornar uma vítima, é necessário ficar atento à pedidos de dinheiro inesperados, mesmo que seja de pessoas conhecidas, averiguando, sempre, todas as circunstâncias, pois, cada vez mais, os golpes adquirem mais sofisticação.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: