sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Procon Goiás divulga novo ranking de empresas com mais reclamações

POR Thais Cabral | 19/11/2021
Procon Goiás divulga novo ranking de empresas com mais reclamações

Imagem: Divulgação/Assessoria

O

O Procon Goiás, divulgou os três rankings sobre os atendimentos dos consumidores em relação ao mês de outubro de 2021. No primeiro, os dados foram retirados da plataforma do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que reuni informações sobre os atendimentos feitos presencial e via telefone. Assim, o Procon realizou três rankings a partir dos dados coletados, que no total somam 2.354 atendimentos.

 

 

A lista contém 30 empresas que geraram maior número de demandas junto ao órgão no mês de outubro. No topo da lista, está a Caixa Econômica Federal com 98 registros, em seguida a Oi (telefonia fixa) com 86 e Oi (telefonia móvel) com 78 registros.

 

 

A lista é formada com duas colunas, onde a primeira é composta por todos os atendimentos, denominada Ranking Sindec, realizados de forma presencial, seja preliminar, simples consulta cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon). Já a segunda coluna, está os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.

 

 

 

O segundo e terceiro ranking, estão relacionados aos números de denúncias e reclamações registrados na plataforma Procon Web (quando os consumidores fazem os registros pela internet), o que totalizou 2.392 reclamações, 638 denúncias e 148 cálculos solicitados pelos consumidores.

 

 

 

Em outubro, as três empresas que mais geraram procura por meio da plataforma foram: Enel (136 registros), Vivo (95 registros) e Claro (91 atendimentos). Considerando os números das duas plataformas, foram realizados 5.532 atendimentos no mês de outubro pelo Procon Goiás.

 

 

 

Segundo o Procon Goiás, a divulgação é um serviço prestado pelo órgão, no qual tem objetivo de dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas e suas demandas junto ao setor de atendimento. Assim é possível que os consumidores avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa.

 

 

Em contra partida, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.

 

 

 

Segue o ranking com as 10 empresas que tiveram maior número de registros no Procon Web no mês de outubro de 2021:

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: