sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

PROCON avisa que velas e coroas tem grande variação de preço para Finados

POR Jornal Somos | 30/10/2018
PROCON avisa que velas e coroas tem grande variação de preço para Finados
S

Será divulgada pelo Procon Goiás,nesta terça-feira (30), uma pesquisa de preços de produtos como flores, coroas e velas para o Dia de Finados. Segundo o comunicado da instituição, a pesquisa ajudará os consumidores na hora da compra, além de fornecer dicas para a contratação de planos de assistência funerária.

 

A pesquisa passou por 10 floriculturas de Goiânia e abordou 14 itens, sendo 10 tipos de flores e tamanhos diferentes, 3 tamanhos de coroas e velas. Foi apontado um aumento médio na flores com 0,56% e uma variação entre maior e menor preço podendo chegar a 144%.

 

O Dia de Finados é uma data criada para homenagear os entes queridos que já faleceram. Segundo a História de Tudo, acredita-se que a tradição tenha surgido a partir dos celtas, povos que acreditavam na vida após a morte e separavam uma data anual para homenagear e evocar os mortos. Como certas sociedades da antiguidade já o faziam, os cristãos passaram a rezar pelas almas dos falecidos, acreditando que estes necessitariam de orações, já que estavam passando pelo processo de purificação conhecido como Purgatório.

 

Nascida na França a tradição acabou se propagando por toda a Europa, até que o Dia de Finados foi oficializado durante o século XI. Já a data (dia 2 de novembro) foi estabelecida mais tarde, no século XIII.

 

Como de costume no Brasil, as pessoas vão ao túmulo de seus entes queridos, enfeitam com flores, acendem velas e rezam pela alma do falecido.

                                               

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: