sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Hegon Corrêa e Júnior Guimarães
Com 279 anos de tradição, a Procissão do Fogaréu atraiu mais de 20 mil fieis nesta quinta-feira (28) a Cidade de Goiás. Durante todo o feriado da Semana Santa, mais de 70 mil pessoas devem passar pelo município de 22 mil habitantes.
Na manifestação artística, 40 homens encapuzados com túnicas de várias cores, conhecidos como farricocos, levam tochas e passam por diversos pontos importantes da cidade, em um trajeto de 1,5km. Acompanhado por milhares de pessoas, a encenação é uma perseguição dos soldados romanos e a morte de Jesus Cristo. As luzes da cidade são apagadas durante a procissão que acontece na madrugada.
A jornada dos farricocos começa na Igreja da Boa Morte até a Igreja São Francisco de Paula, que representa o Monte das Oliveiras. Lá, os encapuzados cercam o prédio e prendem Jesus Cristo.
A Procissão do Fogaréu é reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do estado e marca o início do feriado cristão.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero