sexta-feira, 19 de abril de 2024

Processo de reordenamento da rede estadual prevê fechamento de escolas e extinção de turnos

POR Jornal Somos | 26/03/2019
Processo de reordenamento da rede estadual prevê fechamento de escolas e extinção de turnos

Seduc

O

O processo de reordenamento da rede estadual de ensino em Goiás segue atingindo escolas em vários municípios. Até então, 18 escolas já foram fechadas, 59 turnos foram extintos, 21 unidades que funcionavam com parcerias entre o governo estadual e as prefeituras foram municipalizadas e 47 escolas deixaram de ser tempo integral.

 

As ações visam extinguir unidades com baixa demanda de alunos, transferindo-os para outros locais preferencialmente próximos, e garantir o aproveitamento integral da capacidade física dos colégios.

 

A portaria assinada pelo secretário estadual de educação, Marcos das Neves, em maio do ano passado, prevê que as análises do processo de reordenamento serão constantes, com monitoramento diário dos alunos, mas que os fechamentos devem ocorrer no final de julho e dezembro.

 

Porém, ontem (25), alunos do Colégio Estadual Nova Era, em Aparecida de Goiânia, receberam um ofício que transferia os alunos do turno vespertino para outras unidades, pois o turno seria encerrado. Sem mais informações, os alunos e professores não sabiam para onde seriam transferidos, e se o bimestre continuaria. A SEDUC divulgou uma nota no final da tarde, ontem, esclarecendo que a mudança deve ser feita a partir do semestre que vem. O órgão afirmou que a demanda do turno no colégio é pequena, justificando o fechamento. Também afirmou em nota que houve um equívoco na maneira como o comunicado foi entregue, mas que haverá uma reunião para esclarecer melhor a situação.

 

A portaria que prevê o reordenamento proíbe o fechamento das escolas quando não existe outra unidade próxima, numa distância de até dois quilômetros.  

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: