sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Primeiro dia de prova do Enem aos faltosos e privados de liberdade acontece hoje (09)

POR | 09/01/2022
Primeiro dia de prova do Enem aos faltosos e privados de liberdade acontece hoje (09)

Imagem: Pixabay

O

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realiza hoje, domingo (9), mais uma etapa de aplicação de provas do ano de 2021. Dois grupos fazem provas hoje, os faltosos da aplicação das provas de novembro do ano passado e os adultos privados de liberdade e jovens que estão cumprindo medida socioeducativa com privação de liberdade (Enem PPL 2021). Para hoje estão previstas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. O segundo dia de provas será em 16 de janeiro, com as questões de matemática e ciências da natureza.

 

 

Em relação ao primeiro grupo, a reaplicação é para os que faltaram em novembro por um motivo justificado, como o diagnóstico de alguma doença infectocontagiosa, ou um problema logístico. Eles tiveram um prazo para solicitarem esta reaplicação e envio de documentação comprobatória. Junto com eles ainda fazem a prova neste domingo, os inscritos no Enem 2020 que tiveram isenção na inscrição, mas não compareceram à aplicação naquele ano em meio ao auge da pandemia de Covid-19, e conseguiram na Justiça o direito de se inscreverem nesta edição sem precisar pagar taxa.

 

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Enem, não informou o total de candidatos inscritos para as provas, já que não divulgou quantas pessoas tiveram o pedido de reaplicação aprovado. Foi divulgado apenas que 280.145 pessoas que tiveram isenção em 2020 se inscreveram para a nova chamada do Enem e 63.090 pessoas privadas de liberdade se inscreveram para a versão PPL.

 

 

Em Goiás, 611 presos se inscreveram para fazer a prova, segundo informou a DGAP-GO. Nesta edição, o exame nacional avaliará presos de 39 unidades prisionais do Estado. A Unidade Prisional Regional (UPR) de Anápolis se destaca com 135 presos inscritos, seguida pela UPR de Itumbiara e Casa de Prisão Provisória (CPP) de Aparecida de Goiânia, onde, respectivamente, 66 e 40 detentos também farão a prova do Enem.

 

 

O Enem PPL e a reaplicação têm o mesmo nível de dificuldade da edição regular e o objetivo é o mesmo. A aplicação, no entanto, é diferente para a versão PPL, já que as provas são aplicadas em unidades prisionais ou socioeducativas, e não em escolas, como na reaplicação. Além disso, os participantes da edição PPL também precisam responder a um questionário socioeconômico no primeiro dia de prova.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: