quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Presos e servidores penitenciários são vacinados em Goiás

POR Jornal Somos | 27/05/2021
Presos e servidores penitenciários são vacinados em Goiás

Reprodução/ DGAP

N

No último dia 19/05, foi iniciada a vacinação da população privada de liberdade contra a Covid-19, seguindo às determinações do Plano Nacional de Imunização (PNI) e sob orientação das secretarias de saúde dos municípios. Até quarta-feira (26), o total de 515 presos já foram vacinados em todo o estado de Goiás.

 

 

Foram vacinados detentos das unidades prisionais de Rio Verde (Unidade Prisional Regional e Casa de Prisão Provisória) Itaberaí, Itapuranga, Jaraguá, Jussara, Cidade Ocidental, Alexânia, Cristalina, Santo Antônio do Descoberto, Buriti Alegre, Corumbaíba, Itumbiara, Piracanjuba, Aragarças, Caiapônia, Indiara, Iporá, Jataí, Padre Bernardo, Planaltina, Luziânia (Penitenciária Masculina, Casa de Prisão Provisória e Unidade Prisional Feminina) e Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia (Casa de Prisão Provisória, Central de Triagem, Penitenciária Odenir Guimarães e Penitenciária Feminina Consuelo Nasser).

 

 

Em Rio Verde, cerca de 37 presos (com comorbidades e acima de 60 anos) foram vacinados.

 

 

O planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos deverão ser articulados com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou correlatos, conforme a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

 

 

O motivo da entrada da população carcerária no PNI como grupo prioritário, é o fato de ser um grupo vulnerável em situação de maior impacto para casos da Covid-19, já que há dificuldade em estabelecer o distanciamento social dentro das penitenciárias.

 

 

A vacinação em Goiás acontece à medida em que as secretarias municipais disponibilizam doses, a prioridade são detentos que possuem comorbidade ou por faixa etária decrescente.

 

 

O levantamento da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), mostra que dos 21.961 presos do sistema penitenciário goiano, 2.309 foram contaminados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia até o dia 24/05. Desse total, 2.193 estão recuperados, 43 estão em tratamento e 11 vieram a óbito. Foram contabilizados outros 62 casos, no entanto são detentos que receberam alvará de soltura e estão fora do sistema prisional.

 

 

Servidores Penitenciários

 

O Governo de Goiás, por meio da DGAP também vacinou os servidores penitenciários. Já foram 3.945 servidores vacinados, de um total de 4.326 com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo a DGAP, o número representa 91,2% do efetivo da Polícia Penal de Goiás. Cerca de 300 servidores já receberam a segunda dose e estão totalmente imunizados segundo levantamento divulgado na sexta-feira (21).

 

 

O Governo de Goiás, por meio da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), já vacinou 3.945 servidores penitenciários, de um total de 4.326, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Este número representa 91,2% do efetivo da Polícia Penal de Goiás. Aproximadamente 300 servidores já receberam a segunda dose e estão totalmente imunizados, segundo levantamento divulgado na sexta-feira (21/05).

 

 

A vacinação dos servidores do sistema penitenciário começou no dia 29 de abril. A inclusão das forças de segurança no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 foi aprovada pelo Centro de Operações de Emergência de Goiás (COE-GO) e determinada pelo Governo de Goiás por meio da Resolução n° 030/2021, publicada no Diário Oficial no dia 24 de março.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: