sábado, 20 de abril de 2024

Presídio em Aparecida de Goiânia ficará exclusivo para receber presos com Coronavírus

POR | 14/03/2020
Presídio em Aparecida de Goiânia ficará exclusivo para receber presos com Coronavírus

Reprodução / Metrópoles

A

Atendendo determinação dos protocolos da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia (GO) foi escolhido para receber de forma exclusiva, possíveis casos de presos com coronavírus, sendo esta, uma medida de controle e prevenção do risco da propagação da doença entre a população carcerária goiana. O decreto foi publicado ontem, sexta-feira (13) no Diário Oficial do Estado de Goiás, em caráter emergencial, declarando situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus

 

A Secretaria de Segurança Pública e Diretoria-geral de Administração Penitenciária (DGAP), explicaram que o local escolhido é um estabelecimento penal, com arquitetura planejada, inicialmente, para ser um hospital de custódia de presos, tendo assim uma estrutura que favorece às medidas por ora determinadas quanto à nova ocupação da unidade. São 83 custodiados que estavam alojados no local e que estão sendo transferidos hoje, sábado (14) para outros presídios sob controle sigiloso da segurança penitenciária para a proteção da segurança das escoltas a serem realizadas.

 

No Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, os possíveis casos da doença, receberão a assistência necessária, conforme os protocolos de Saúde voltados tanto para o preso, quanto para o servidor penitenciário. Nesse sentido, o Núcleo de Custódia passará por uma limpeza geral e profilaxia protocolar, sendo preparado em caráter de urgência para a ocupação dos casos de Coronavírus que aparecerem no entre a população carcerária. Ações com foco nos servidores do sistema penitenciário também estão em desenvolvimento.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: