sexta-feira, 26 de abril de 2024

Presidente do Sistema Faeg/Senar defende união das federações do agro para subsidiar as negociações do Plano Safra 2021/22

POR REDAÇÃO | 09/03/2021
Presidente do Sistema Faeg/Senar defende união das federações do agro para subsidiar as negociações do Plano Safra 2021/22

Divulgação

C

Contribuição do setor produtivo para a construção do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2021/2022. Esse foi um dos temas destaque do encontro virtual, da última sexta-feira (5), da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Durante a reunião, o presidente da Comissão de Política Agrícola e, também, presidente do Sistema Faeg Senar, deputado federal Zé Mário Schreiner (DEM/GO), ressaltou a importância da geração de subsídios junto ao Ministério da Agricultura para a construção do Plano Agrícola e Pecuário.

 

“O objetivo é gerar subsídios para a negociação do Ministério da Agricultura com as outras áreas do Governo responsáveis pela definição das normas de execução dos instrumentos de política agrícola”, explicou.

 

 

A CNA definirá as prioridades do setor para o PAP ouvindo produtores de todas as regiões, conforme realizado em anos anteriores. As contribuições das federações de agricultura e pecuária dos estados para o próximo Plano Safra serão recebidas até o dia 15 de março. A partir disso, serão realizadas videoconferências regionais para reunir as demandas e fechar uma proposta nacional.

 

 

Segundo a superintendente técnica adjunta da CNA, Fernanda Schwantes, a agenda de trabalho inclui também assuntos que visam à desburocratização no acesso a financiamentos, a ampliação do crédito privado e o aprimoramento da gestão de riscos.

 

 

Além do Plano Agrícola e Pecuário, a pauta da Comissão Nacional de Política Agrícola para 2021 contempla: Plano Plurianual Agropecuário, redução dos custos cartorários, seguro rural, soluções para o endividamento, novas fontes de financiamento e Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). O IDAgro também foi pauta no encontro virtual, uma inovadora plataforma que vai de encontro ao setor produtivo com a garantia de maior segurança jurídica, rastreio e fiscalização.

 

 

Também participaram da reunião o presidente da Federação da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Júlio Rocha Júnior, o vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola, Antônio da Luz, o superintendente técnico da Confederação, Bruno Lucchi, o coordenador administrativo do Instituto CNA, Carlos Frederico Ribeiro, além de membros da Comissão e representantes de federações estaduais.

 

 

 

Fonte: Comunicação  Sistema Faeg/Senar

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: