terça-feira, 16 de abril de 2024

Goiás

Preço do etanol assusta e Procon busca soluções

POR Jornal Somos | 22/10/2018
Preço do etanol assusta e Procon busca soluções

Reprodução/Procon

N

Na última terça-feira, o preço do Etanol subiu em 14,34% nas bombas, um valor de R$0,30 a mais por litro. O aumento repentino e que poderia parecer abusivo, era na verdade um reflexo dos donos dos postos não conseguirem mais segurar o reajuste nas distribuidoras de combustível, como estavam fazendo a um mês e meio.

 

O impacto não foi apenas sentido em Goiás, como também chegou em outros 16 estados e no Distrito Federal. Com o preço médio registrado nesse sábado (20) em Rio Verde de R$3,25, o valor assusta.

 

Em entrevista com João José Vilela de Andrade, coordenador geral e procurador do Procon Rio Verde, ele nos informou que a pesquisa mensal de preços de combustível deve ser divulgada na próxima semana. "Estamos fazendo levantamento de preços de compra nas distribuidoras e venda ao consumidor para verificar se o aumento é justificável, passaremos para o Ministério Público e vamos verificar se existe abusividade ou não", ele nos informa.

 

Um benefício aos consumidores goianos é o Olho na Bomba. A plataforma foi permitida após a Lei Estadual nº 19.888, publicada em 21 de novembro de 2017, que determina que “os postos revendedores de combustíveis são obrigados a informar ao Ministério Público do Estado de Goiás o valor cobrado pelo litro da gasolina, do etanol e do diesel”, sob pena de multa.

 

Com o aplicativo, o usuário pode se localizar em um mapa GPS e identificar os postos de combustíveis que estão ao seu redor e seus respectivos preços. Pode, ainda, traçar rotas para qualquer destino do Estado de Goiás e receber informações sobre os postos existentes no caminho, com destaque aos preços mais baixos e mais altos. Outras funcionalidades, como escolha de postos favoritos e visualização de preços em forma de lista por cidades também consta na ferramenta.

 

Apesar da facilidade, o aplicativo ainda apresenta alguns problemas. "Alguns donos de postos tem reclamado que não está havendo atualização nos preços do aplicativo", João esclarece. Mas caso encontre divergências entre o preço nos postos e aplicativo, o recomendado é fazer um print na tela do aplicativo e acompanhando uma foto do preço praticado nos postos, e levar ao Procon para a oficialização da denúncia. Também pode ser realizada ligando para a Fiscalização.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: