segunda-feira, 27 de maio de 2024

Prazo para solicitação de autorização de queimada controlada em Goiás vai até 30 de junho

POR Lucas Medeiros | 19/04/2024
Prazo para solicitação de autorização de queimada controlada em Goiás vai até 30 de junho

Governo de Goiás

O

Os produtores agrícolas e pesquisadores têm até o dia 30 de junho para solicitar autorização de queimada controlada na agricultura e para fins de pesquisa científica e tecnológica em Goiás. Desde o início de fevereiro, o processo está aberto e pode ser realizado diretamente no sistema Ipê, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

 

Uma das principais atividades solicitadas nas autorizações de queimada controlada nos últimos anos em Goiás é a formação de aceiros em plantações agrícolas, especialmente de cana-de-açúcar. Essa prática visa evitar a propagação de incêndios e proteger propriedades rurais, prevenindo danos significativos.

 

Prevenção de incêndios florestais e regulamentação

O uso do fogo controlado para criar aceiros desempenha um papel importante na prevenção de incêndios florestais. Todas as normas que regulamentam essa prática estão detalhadas na Instrução Normativa 11/2021, que estabelece restrições e medidas de segurança para sua realização.

 

A instrução proíbe o uso do fogo em áreas próximas a áreas urbanas consolidadas, subestações de energia elétrica, unidades de conservação, estações de telecomunicação, linhas de transmissão e estradas. Além disso, vizinhos e o Corpo de Bombeiros devem ser informados previamente, e é obrigatório o uso de pessoal treinado e equipamentos adequados.

 

Segurança e responsabilidade ambiental

Segundo a Semad, a queimada controlada deve ser realizada preferencialmente quando a umidade relativa do ar estiver acima de 20%, de preferência durante a noite e evitando os períodos de maior temperatura. O prazo final estabelecido para junho visa evitar o período de seca e reduzir os riscos de incêndios no estado.

 

Em Unidades de Conservação onde é permitido o domínio privado, como Áreas de Proteção Ambiental (APAs), o uso do fogo em vegetação deve ser solicitado e autorizado pela Semad, de acordo com o plano de manejo da unidade.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: