quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Prazo para regularizar título de eleitor acaba nessa quarta-feira (4)

POR Ana Carolina Morais | 02/05/2022
Prazo para regularizar título de eleitor acaba nessa quarta-feira (4)

Divulgação / TSE

O

O prazo para regularizar, transferir ou emitir o título de eleitor a tempo de votar nas Eleições de 2022 se encerra nessa semana, na quarta-feira (4). Depois dessa data, aqueles que tiverem pendências com a Justiça Eleitoral não poderão participar do pleito, que neste ano será para definir os cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

 

 

Todos esses serviços referentes ao título podem ser feitos pelo sistema Título Net, que está no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para quem preferir, também há a possibilidade de ser atendido presencialmente. Em Rio Verde, o horário de funcionamento do Cartório da 140ª Zona Eleitoral é de 12h às 18h, sendo possível, ainda, ser atendimento pelo WhatsApp, por meio dos números (64) 3621-3749, (64) 3622-0575 e (64) 3623-2687.

 

 

Aos que vão fazer os trâmites pela internet, para tirar o título de eleitor pela primeira vez, a pessoa deve ir na página Autoatendimento do Eleitor, clicar na opção “Tire seu título”, e enviar os documentos requeridos pelo portal.

 

 

Quanto à regularização, é preciso consultar, primeiro, a situação eleitoral no Autoatendimento do Eleitor, clicando em “Atendimento ao Eleitor” e escolhendo, na lista de opções, a “Consulte a Situação do Título Eleitoral”. Depois disso, basta preencher os dados solicitados, ir na página de Quitação de Multas, preenchendo a “Consulta de débitos do eleitor” e indo em “consultar”. Assim, os débitos serão exibidos e será possível pagar por ali mesmo.

 

 

No caso de transferir o título, novamente o cidadão deverá acessar o Autoatendimento do Eleitor e clicar em “Atualize seu endereço”.  Depois disso, a pessoa será redirecionada para a página “Atendimento à distância pelo Título net” e, para prosseguir, basta buscar pelo link “Iniciar seu atendimento á distância” e ir dando sequência aos passos dados pelo sistema. Lembrando que para essa solicitação, é necessário residir na cidade já há pelo menos três meses, não ter débitos com a Justiça Eleitoral e não ter transferido ou tirado a primeira via do título nos 12 meses anteriores.

 

 

(Com informações da CNN Brasil, do Jornal do Commercio e do Cartório da 140ª Zona Eleitoral)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: