sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Prazo para alistamento militar está aberto

POR Jornal Somos | 07/01/2020
Prazo para alistamento militar está aberto

Alistamento

A

Aos jovens que completam 18 anos em 2020, chegou a hora de realizarem o alistamento obrigatório no Exército Brasileiro. Ao se alistar, o brasileiro convocado se inscreve para concorrer à seleção no quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica.

 

Em Goiás, a vantagem é que existe a possibilidade de realizar o cadastro também pela Internet através do link. Para esta opção é necessário ter CPF. Já é o terceiro ano consecutivo que o estado consegue realizar o cadastro por via digital. O prazo para o alistamento vai até o dia 30 de junho.

 

Para aqueles que optarem em fazer o cadastro pela Internet, basta acessar e preencher o formulário digital e depois tem que comparecer pessoalmente apenas para os exames médicos.

 

Já aos jovens que não tem CPF deve ir pessoalmente à junta de serviço militar portando documentos de identificação, são eles: certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente); comprovante de residência ou declaração assinada; e convém levar um documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.

 

Após fazer o alistamento, o jovem deve consultar o cadastro no site para saber se foi dispensado ou encaminhado à seleção para servir algum dos quartéis. O serviço militar obrigatório tem a duração de um ano. Após o resultado, o jovem recebe um certificado digital que vale como documento oficial e pode ser impresso. E passa a ser documento essencial, como por exemplo, para tirar passaporte, prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tirar Carteira de Trabalho, ou trabalhar - seja em serviço público ou iniciativa privada.

 

Em Rio Verde, os jovens podem procurar a Junta de Serviço Militar, localizado no Vapt-Vupt, ou tirar as dúvidas pelo telefone 064 3602-8307.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: