quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Porque a eleição da OAB-GO é importante para você?

POR Jornal Somos | 01/11/2018
Porque a eleição da OAB-GO é importante para você?

Reprodução/Jornal Somos

A

As eleições presidenciais passaram, mas, outra disputa importante ainda continua. As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO) acontecem no dia 30 de novembro deste ano e três chapas concorrem na disputa.
 

Como a maior instituição civil do país, a OAB se consolidou como uma das instituições para as quais os cidadãos recorrem na defesa de direitos e garantias fundamentais.  A OAB é a voz da sociedade, e é responsável por cobrar das esferas governamentais atuações com peso de interesse social. Nos últimos anos, a OAB-GO mostrou o que é essa defesa em prol da população: a ação para impedir a apreensão de carros com cobrança de IPVA atrasada, fez críticas ao sistema prisional goiano, apontando problemas e cobrando soluções, elaborou um relatório sobre a saúde pública no estado e também cobrou providências.
 

Outra ação recente da Ordem causou polêmica, a investida contra a redução da carga horária da justiça para compensar licença-prêmio aos magistrados. Em tempos de crise financeira a OAB entendeu que prejudicaria a sociedade e se posicionou. Todas essas ações prezando sempre por melhorias para a sociedade, cobrando do governo medidas que precisam ser realizadas.
 

O que a eleição da OAB-GO então tem a ver com nós?
 
O presidente da OAB é responsável por essa defesa da sociedade como algumas das situações listadas acima, e uma OAB que não cobra das esferas de poder não consegue ser a voz da sociedade.
 

Para Goiás, três chapas disputam as eleições. O primeiro registro foi da chapa “Pra frente OAB”, que pretende a reeleição do atual presidente da Ordem, Lúcio Flávio. Entre os pontos principais de sua gestão, Lúcio Flávio destacou a modernização da Ordem, e também a independência política, para que a instituição pudesse realizar suas ações sem interferências externas e, também, ser mais ativo pelos interesses da população. “Quando defendemos a sociedade contra a apreensão de carros em razão da não quitação do IPVA foi para assegurar os direitos sociais e fazer valer nossa constituição. Apontar os problemas do sistema penitenciário e de saúde também. Vamos continuar com esse papel de total independência com o governo, com muito respeito a todas as instituições, mas principalmente defendendo a advocacia e a sociedade.“
 

A segunda chapa a se registrar foi a Nova OAB, que traz o nome do advogado Pedro Paulo de Medeiros ex-conselheiro federal como candidato à Presidência. Sua chapa anuncia nomes da antiga OAB Forte e dissidentes da gestão Lúcio Flávio. A chapa conta com o apoio do advogado Henrique Tibúrcio Pena, ex-presidente da seccional goiana, que renunciou ao cargo para assumir uma Secretaria Especial no governo Marconi Perillo. Pedro Paulo, no entanto, garante que a Ordem não será subserviente ao governo. A assessoria do candidato enviou a mensagem: "A OAB tem de ter uma relação de equilíbrio com os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Esse equilíbrio não pode jamais ser interpretado como subserviência, mas como uma relação de harmonia e respeito. Para isso é necessário habilidade diplomática".
 

O último registro foi o da chapa de Alexandre Caiado, primo do governador eleitor Ronaldo Caiado, com a chapa “OAB pra você”. A proposta do grupo é a garantia ao advogado de condições para o livre exercício profissional. Procurada, a assessoria do candidato não retornou o contato até o fechamento desta matéria.
 

Uma eleição em que a sociedade não vota, mas, cujo resultado impacta diretamente na nossa defesa. Fiquemos atentos a essa eleição pois sempre que precisarmos, será a OAB a instituição a nos defender.

                                                                                                   

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: