quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Primeiramente,se você não sabe o que é energia estática vamos explicar.
A eletricidade estática é o fenômeno de acumulação de cargas elétricas que pode se manifestar em qualquer material. Ela acontece, principalmente, com o processo de atrito entre materiais e se manifesta em vários fenômenos que ocorrem no cotidiano, às vezes ocorre de forma inofensiva, mas em outros casos sua manifestação pode ser muito perigosa.
Conversamos com o professor Roberto Couto de Oliveira Filho da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Santa Helena de Goiás que explica a razão dos nossos cabelos ficarem “energizados” na presença de energia estática. A principal explicação está no fato de nossos cabelos conduzirem energia elétrica.
“Todos nós aprendemos na escola que cargas de sinais iguais se repelem e cargas de sinais opostos se atraem. O fio de cabelo conduz e armazena parte dessa energia estática de mesmo sinal, repelindo fio a fio, ou seja, todos os fios passam a se repelirem mutuamente, gerando uma força de repulsão. Como todos os fios se repelem, existe uma tendência de um fio ganhar distância em relação ao outro, tornando a experiência divertida e engraçada.”
Como ou onde podemos adquirir essa chamada energia estática?
Existem várias formas de conseguirmos esse efeito. A mais comum é o Gerador de Van Der Graaf, experimento que sempre atrai as atenções nas feiras de ciências escolares. Outra forma nada comum é colocar a mão na lataria de um automóvel depois de várias horas de viagem por uma região seca ou pouco úmida, pois o atrito da lataria do carro com as moléculas de ar, “arranca” elétrons da superfície da lataria, adquirindo energia estática.
No dia-a-dia é comum esse efeito?
Em nosso cotidiano, esse efeito acontece naturalmente quando adquirimos um pouco de energia estática, porém em escala bem menor. Alguns procedimentos podem ajudar a evitar esse efeito, onde podemos destacar:
• Usar secadores de cabelos iônicos;
• Usar escovas e pentes de metal;
• Utilizar umidificador em sua casa;
• Molhar ou lavar os cabelos com frequência.
Essas são dicas valiosas na hora de cuidar dos cabelos.
Acontece muito com você? Deixe seu comentário e sua dica de curiosidade!
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.