quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

População incrédula com a política: votos brancos e nulos e o #ForaTemer

POR Jornal Somos | 27/06/2018
População incrédula com a política: votos brancos e nulos e o #ForaTemer

Foto: iStock

A

As polêmicas envolvendo políticos e corrupção vem diminuindo a crença dos eleitores em representantes e seus partidos. Figuras públicas e seus partidos que eram vistos antes como verdadeiras Ligas da Justiça e seus heróis, prontos para defender os valores da população em seus interesses, se tornaram vistos como vilões e a maior parte dos políticos vistos como "farinha do mesmo saco", pessoas que apenas querem roubar o dinheiro público.

O reflexo disso vem acontecendo nas taxas de votos inválidos ou imparciais, que vem batendo recordes nas eleições presidenciais do Brasil. O número de votos brancos e nulos que foram de 8,8 milhões (8,41%) em 2006 para 11 milhões (9,64%) nas eleições de 2010 no primeiro turno e de 6,1 milhões de 2006 para 7,1 milhões de 2014.

O impacto foi grande também em relação ao cargo de Governador de Goiás, onde apesar de se mantiverem quase as mesmas, mostram uma parcela enorme de abstenção: 360 mil (11,83%) em 2006; 306 mil (7,65) em 2010 e 349 mil (9,95%) em 2014.

Podemos ver também que com a democratização da comunicação rápida por meio de redes sociais e aplicativos, vem crescendo o número de críticas aos representantes, seja por meio de correntes, áudios ou memes, ridicularizando os representantes e os retirando dos pedestais em que eram colocados antigamente. O movimento Fora Temer, por exemplo, é um ótimo exemplo do que vem acontecendo, uma aprovação baixíssima, unido a virais que usam o famigerado bordão e o desrespeito que o atual presidente vem recebendo, virando motivo de chacota em recintos brasileiros.

 

 

Todos os dados relacionados às eleições usados nessa matéria foram retirados das apurações feitas pelo TSE.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: