quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Polícias organizam monitoramento específico para Festa do Divino Pai Eterno

POR Jornal Somos | 24/06/2022
Polícias organizam monitoramento específico para Festa do Divino Pai Eterno

Imagem: Reprodução Rede Social/Instagram

A

Após 02 anos de pandemia foi retomada a tradição da Romaria de Trindade, festa religiosa típica de Goiás que acontece em louvor ao Divino Pai Eterno. Centenas de milhares de devotos de várias cidades percorrem a pé ou em carros de boi até o Santuário da Basílica localizado em Trindade para pagar promessas por bênçãos alcançadas.

 

E suas atividades já começaram nesta semana. Hoje, sexta-feira (23/6), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), esteve na cidade para inauguração do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) de Trindade. Ao seu lado estava a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

 

“Por dez dias, vamos acolher o Brasil e o mundo todo, que vem receber as bênçãos do Divino Pai Eterno”, afirmou o governador sobre o espaço inaugurado. Caiado enfatizou que a iniciativa oferece um “ambiente de conforto para os romeiros”. “Todos nós somos peregrinos neste momento, mas sabemos da importância do cargo que ocupamos e, como tal, da nossa capacidade de melhorar a vida das pessoas e dar um significado para elas”, assegurou.

 

 

 

Este ano, a estrutura funciona em um novo local: o Parque dos Romeiros da Prefeitura de Trindade, a 600 metros do antigo espaço, no quilômetro 10 da GO-060. O parque tem aproximadamente 9 mil metros quadrados de área destinada ao lazer, convivência e religiosidade. O local conta ainda com espaço para realização de eventos, como feiras e palestras, além de duas estações do romeiro, que servem como paradas para momentos de oração durante todo o ano.

 

Para o retorno em 2022, a Prefeitura estima que aproximadamente 5 milhões de pessoas passem pela cidade. Com isso, a segurança será reforçada por 2 (dois) mil policiais militares, 800 policiais civis e 800 bombeiros. A Polícia Civil informou que haverá a utilização de quatro drones e 12 operadores membros do Esquadrão de Drones da Polícia Civil para monitoramento da cidade nos dias de maiores movimentos. Juntamente com a Polícia Civil, estará trabalhando a Polícia Militar de Goiás que receberá informações dos operadores para intervirem em situações em que houver necessidade.

 

 

Outro órgão de segurança que está fazendo prevenção estes dias pela Festa são as equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Estado de Goiás, que estão acompanhando as estradas de acesso à Trindade no intuito de gerar as melhor segurança aos romeiros e seus animais ou veículos.

 

A festa terá duração de 10 dias e contará com mais de 120 missas, além de 18 horários para confissões apenas na Basílica. Também haverá eventos culturais como o desfile de carreiros e muladeiros na quinta-feira (30) e shows do Diego & Arnaldo e Guilherme & Santiago na sexta-feira (1º) e Dj Wan Baster e Cleber & Cauan no sábado (2).

 

 

ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE POR EDUARDA LIMA E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: