sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Policiais militares carregam turista com o pé machucado por 6 km, em Goiás

POR Wagner Filgueira | 19/07/2021
Policiais militares carregam turista com o pé machucado por 6 km, em Goiás

Reprodução/G1 Goiás

O

O acidente aconteceu em uma trilha, na Chapada dos Veadeiros, no sábado (17).

 

 

De acordo com os policiais, era por volta de 14 horas e eles estavam no município de Alto Paraíso de Goiás, que fica a cerca de 38 quilômetros do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, quando receberam o chamado para ajudar uma mulher que teria torcido o tornozelo.

 

 

Durante uma trilha sobre as pedras a mulher se machucou e não conseguiu continuar e nem voltar ao ponto inicial da trilha.

 

 

O local íngreme e de difícil acesso não permitia a chegada de veículos para o resgate, e para deixar a situação ainda mais complicada, não pegava sinal telefônico, deixando a turista, que é de Brasília-DF, apenas com a opção de ligações de emergência.

 

 

No local, o único jeito foi os PM’s se revezarem e carregarem a mulher nas costas por 6 quilômetros, até uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 


Segundo o registro dos militares, a turista e o grupo tentaram contato com o Corpo de Bombeiros, mas não conseguiram. E mesmo se tivessem conseguido, a corporação mais próxima fica a cerca de 180 quilômetros de distância, em Planaltina de Goiás.

 

 

Os policiais contaram que quando chegaram ao local, socorristas do parque já haviam imobilizado o pé da mulher que se queixava de muita dor e não conseguia colocar o pé no chão.

 

 

Após ser socorrida pelo SAMU, a turista foi levada para um hospital em Planaltina de Goiás e depois transferida para Brasília-DF, onde passaria por uma cirurgia.

 

 

Em nota, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que “todos os visitantes do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros assinam o Termo de Conhecimento de Riscos e Normas (PNCV). Disse ainda que é transmitido um vídeo com as devidas orientações sobre as trilhas, os riscos e a segurança, bem como sobre a conduta consciente aos que optam pela visitação sem guia.”

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: