domingo, 02 de fevereiro de 2025

Policiais de Goiás se tornam pioneiros no combate à exploração sexual infantil com sistema rapina da PF

POR Ludmilla Menezes | 31/01/2025
Policiais de Goiás se tornam pioneiros no combate à exploração sexual infantil com sistema rapina da PF

Imagem: Polícia Civil de Goiás

T

Três policiais civis de Goiás, lotados na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), são agora pioneiros no uso de uma poderosa ferramenta de combate à exploração sexual infantil na internet.

 

Eles estão entre os primeiros no país a serem habilitados no sistema Rapina, desenvolvido pela Polícia Federal (PF). O Rapina é uma plataforma avançada que auxilia na identificação e repressão de crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil online, um passo significativo para fortalecer o trabalho da Polícia Civil de Goiás na luta contra esse crime.

 

Aline Borges, Paulo Roberto Teixeira e Gabriel Porfírio, juntamente com policiais de outros dois estados brasileiros, participaram da primeira turma a receber logins de acesso ao sistema, após um treinamento especializado.

 

A formação foi conduzida pela delegada da PF, Rafaella Vieira Lins Leite Parca, que é a coordenadora de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil.

 

O treinamento faz parte de uma importante parceria entre Goiás e a Polícia Federal. Em julho de 2024, o estado tornou-se o primeiro no Brasil a firmar um acordo de cooperação técnica com a PF, garantindo às forças de segurança estaduais o acesso ao sistema Rapina.

 

Esse acordo inclui treinamento especializado, além de recursos de tecnologia e informações compartilhadas para aprimorar as investigações no combate à exploração sexual infantil online.

 

A habilitação no sistema Rapina representa um marco no fortalecimento das investigações em Goiás, tornando o estado um dos mais avançados no combate a crimes cibernéticos relacionados ao abuso de menores.

 

O uso dessa tecnologia é fundamental para identificar e desmantelar redes de exploração sexual infantil na internet, um problema crescente no país.

 

Com a entrada de Goiás no sistema, espera-se que a colaboração entre as forças de segurança estadual e federal seja ainda mais eficaz no enfrentamento dessa grave violação dos direitos das crianças e adolescentes.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: