sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Polícia Civil prende equipe que simulava vistorias em veículos em Goiás

POR | 06/11/2018
Polícia Civil prende equipe que simulava vistorias em veículos em Goiás

Detran

N

Nesta terça-feira (6) foram presos em Goiás uma vistoriadora de veículos, servidores e despachantes na Operação Simulatio, aplicada contra a simulação de vistorias no estado. De acordo com a Polícia Civil, essa simulação permitia que carros clonados e adulterados fossem transferidos de dono e pudessem circular ilegalmente. O delegado Cleybio Januário, responsável pelo caso, explica que os despachantes iniciavam a transferência, a vistoriadora simulava a vistoria e inseria dados no sistema e os servidores finalizavam a transferência.

 

 

A Operação Simulatio cumpre 18 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão em 14 cidades goianas. Rio Verde não está na lista. As operações começaram após o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) notar um aumento no número de vistorias aprovadas na cidade de Mundo Novo, todas feitas pela mesma vistoriadora. Ela confessou à Polícia Civil a autoria das simulações. “Ela disse que, por ter essa possibilidade na função dela, ela começou a receber propostas e acabou fazendo as simulações”, afirmou o delegado.

 

 

Os outros detidos afirmaram à polícia que não tinha conhecimento das fraudes. Os servidores comissionados foram exonerados de seus cargos, o servidor concursado foi afastado e os nove respondem a processos administrativos, de acordo com o Detran. Os despachantes envolvidos já foram bloqueados no sistema. Os veículos que tiveram a vistoria simulada estão bloqueados e para regularizar sua situação devem passar pelo procedimento na cidade de sua transferência.

 

 

A pena dos envolvidos pode ser de 10 anos de prisão.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: