sexta-feira, 06 de dezembro de 2024
Reprodução/Polícia Civil
A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), realizou nesta quarta-feira (10/05) a Operação Prostasia II, que significa “proteção” em grego. A ação teve como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Quente e Goiatuba. Em três residências foram encontrados materiais de exploração sexual infantil, enquanto na quarta foram apreendidos aparelhos eletrônicos que serão submetidos à perícia.
Dois suspeitos foram presos em flagrante, um deles com mais de 27.500 arquivos deste tipo armazenados. Os envolvidos podem responder pelo crime de armazenamento de conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A operação contou com o apoio da Homeland Security Investigations da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e Polícia Federal (CCASI/CGCIBER/DCIBER/PF), demonstrando a cooperação internacional no combate à exploração sexual infantil na internet.
A Polícia Civil ressalta a importância da população denunciar crimes dessa natureza através do Disque 100, que é o canal oficial do Governo Federal para denúncias de violações de direitos humanos. As denúncias são anônimas e a identidade do denunciante é mantida em sigilo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.